Um grupo de agricultores realizaram na manhã deste sábado, dia 13, em Bento Gonçalves, uma manifestação pacífica, contra a suspensão da Feira do Produtor Rural, que acontece tradicionalmente nas manhãs de sábado, na Rua Barão do Rio Branco.
Os produtores se concentraram no local onde acontece a feira, com os veículos estacionados nos pontos, mas sem comercializar os produtos. Após, um primeiro momento, saíram em carreata por algumas ruas do município, demonstrando insatisfação com a decisão, que veio no final da tarde de sexta, após a colheita de todos os itens que seriam comercializados.
Parte dos itens que foram colhidos e não puderam ser comercializados pela suspensão da feira, foram doados na manha deste sábado, após a manifestação dos agricultores. Locais como o Lar do Ancião, Lar de Idosos Luchese, Lar da Caridade e Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA), e uma casa de longa permanência de Garibaldi foram beneficiadas com os alimentos.
Relembre o caso:
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves havia obtido liminar, através da 1ª Vara Cível da Comarca de Bento Gonçalves, há cerca de três semanas, quando da primeira suspensão, que liberava a realização da feira. Na quinta, dia 11, a Justiça havia emitido um documento que ratificava a realização do evento, porém na tarde de sexta ocorreu uma reviravolta, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul- 2ª Câmara Civil, aceitou recurso enviado pela Prefeitura, suspendendo novamente a realização da mesma.
Segundo a prefeitura a suspensão da feira se dá como forma de prevenção ao coronavírus. O objetivo é evitar a circulação e aglomeração de pessoas principalmente do grupo de risco justamente agora, em que o sistema de saúde enfrenta um dos piores momentos da pandemia. Nesta sexta, 36 pessoas estão internadas na UPA, e o Hospital Tacchini segue com a capacidade acima dos 100%, com 71 pacientes internados na UTI.
Na tarde de sexta, após decisão judicial que suspendera novamente a feira, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cedenir Postal, afirmou ter recebido com tristeza a notícia. “Infelizmente a Prefeitura recorreu e conseguiu reverter a liminar que permitia que os agricultores pudessem vender na feira. Agora, de última hora, é uma quantidade muito grande de produtos que irão para o lixo. Mas ainda estamos trabalhando para tentar reverter essa situação. Isso é o descaso que a Administração está tendo com os agricultores. Entendemos todo o problema da pandemia e entendemos todo o problema do comércio e de tantos empreendimentos fechados, mas os agricultores não podem ser penalizados com essa decisão, no mínimo, arbitrária”, enfatiza.
Central de Jornalismo da Rádio Difusora
Fotos: Produtores Rurais de Bento Gonçalves / Divulgação
Atrações do Nossa Arte Circula RS chegam a Bento Gonçalves nessa sexta-feira, dia 29
Bento: ouvidoria passa contar com novo número de atendimento
Alunos da EMI Mamãe Coruja concluem o curso de pequenos agentes