Secretarias municipais de Bento unificam esforços no combate à Covid-19

A Prefeitura de Bento Gonçalves segue intensificando os esforços para a ampliação do contingente de servidores na área da saúde e iniciou o remanejo de servidores – de áreas como Turismo, Esporte e Cultura – para auxiliar na fiscalização, na Central de Atendimento do Coronavírus e no administrativo, liberando outros profissionais para atuarem diretamente na UPA da cidade. Isso significa que, temporariamente, atendimentos nas três secretarias citadas estarão suspensos para viabilizar a ação.

“O momento é de união de esforços, nossa secretaria já está auxiliando em diversas frentes e faremos sim, esse esforço para que a saúde tenha toda força para o atendimento da população”, destacou o secretário de Esportes e Desenvolvimento Social, Eduardo Vírissimo.

Para o secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, “Bento tem no turismo sua força e, neste momento, nossa secretaria precisa também estar presente com este apoio, para posteriormente podermos retornar com todas as ações que nossos visitantes e moradores merecem”, afirmou.

O secretário de Cultura, Evandro Soares destacou que “se nossos palcos estão vazios, nós precisamos estar nessa batalha auxiliando no que é possível. Estarei à disposição para o que o setor precisar, e juntos venceremos mais este período”.

A medida integra o planejamento realizado no combate a doença. “Não estamos medindo esforços para que o atendimento no setor da saúde seja mantido a pleno, temos um planejamento que é ampliado diariamente, e toda administração municipal precisa estar envolvida nisto”, ressaltou o prefeito Diogo Siqueira.

Na quinta-feira, 11, a UPA contava com 43 pacientes internados, destes quatro intubados. O Hospital Tacchini segue com ocupação acima dos 100% com 68 leitos de UTI ocupados.

 

Entre as medidas tomadas estão:

1- Atendimento de pacientes SUS e convênio diretamente na UPA, no Complexo Hospitalar de Saúde.

2- Remanejamento de profissionais para ampliar o fluxo de atendimento na UPA, foi realizado o fechamento temporário das Unidades de Saúde de Tuiuty, São João, São Pedro, Faria Lemos, 15 da Graciema, Maria Goretti, Cohab, Fenavinho e Progresso. Os profissionais (enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, agentes de saúde) foram encaminhados para o Complexo Hospitalar e também para auxílio na vacinação pelo sistema drive-thru. Também, serão remanejados profissionais para ampliar as equipes do Hospital Tacchini. As prefeituras de Santa Tereza, Monte Belo do Sul e Pinto Bandeira cederam profissionais para reforçar a rede de saúde em Bento Gonçalves.

3- Ampliação do prazo de receitas, em 30 dias, dos medicamentos retirados nas farmácias públicas para evitar que o cidadão precise se deslocar para renovação.

4- Concentração do atendimento de gestantes (das unidades fechadas) diretamente no materno infantil.

5- Compra de equipamentos: três camas elétricas para o melhor atendimento dos pacientes que necessitam de uma complexidade maior, dois ventiladores pulmonares e oito monitores multiparâmetros. O Hospital Tacchini emprestou dois respiradores para o atendimento na UPA.

6- Oxigênio: está sendo construída uma nova base da Central de oxigênio para ampliar o fornecimento e criar uma retaguarda ao sistema já existente.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Bento Gonçalves
Foto: ASCOM/BG / Divulgação

error: Conteúdo Protegido