O aplicativo Menor Preço- Nota Fiscal Gaúcha (NFG) é utilizado por grande parte da população para pesquisa de centenas de produtos de diversos segmentos. O PROCON, com base nisso, tem divulgado sobre a importância do aplicativo, principalmente neste período de pandemia. O APP é desenvolvido pela Receita Estadual do Rio Grande do Sul, integrado ao Programa Nota Fiscal Gaúcha.
O Coordenador do PROCON-BG, Maciel Giovanella, destaca a relevância do aplicativo para uma pesquisa mais aprofundada e segura referente aos preços.
“Entendo que tal aplicativo só vem a agregar aos consumidores com a possibilidade de optar pelos melhores preços na região, no que prevê o Código de Defesa do Consumidor, que dentre os direitos básicos do consumidor encontra-se o direito a informação adequada sobre preços, tributos preços e opções”, destaca.
Sobre o aplicativo
O aplicativo permite ao usuário pesquisar o menor preço de um produto em mais de 200 mil estabelecimentos que participam do Programa Nota Fiscal Gaúcha. Por meio de consultas às Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e às Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas (NFC-e), os preços são atualizados em tempo real, ou seja, assim que a nota fiscal é emitida, o valor do produto é carregado para o Menor Preço.
O consumidor tem no aplicativo a opção de pesquisar preços de produtos e combustíveis. Na opção produtos, o aplicativo teve o acréscimo da opção Prevenção COVID-19, que permite a pesquisa de preços de álcool em gel, água sanitária, máscaras e luvas.
Para a utilização de todas as funcionalidades do aplicativo é necessário realizar o cadastramento gratuito no Programa Nota Fiscal Gaúcha, no site https://nfg.sefaz.rs.gov.br.
Após a realização do cadastro, basta o consumidor baixar o aplicativo em seu celular pela Play Store, disponível gratuitamente para as plataformas Android e iOS.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Bento Gonçalves
Câmara aprova projeto que dificulta progressão de regime para condenados por crime hediondo
“Zucco pelo Rio Grande” cumpre agenda na Serra com entrega de emendas, encontro com empresários e grande ato em Caxias do Sul
Jovens supermercadistas do país debatem oportunidades para o setor no RS