O PROCON de Bento Gonçalves faz um alerta para a população sobre golpes e fraudes que, segundo o órgão, têm aumentado consideravelmente nos últimos tempos. Segundo o Coordenador do setor, Maciel Giovanella, no período da pandemia esse tipo de ação criminosa aumentou consideravelmente, incluindo o envio de e-mails falsos, ofertas de compras pela internet em redes sociais (Instagram, Facebook e WhatsApp), cursos oferecidos como gratuitos, mas que cobram o material de didático, não sendo considerados, portanto, gratuitos, entre outras práticas irregulares que foram verificadas.
“Quanto a boletos falsos, é preciso ter muito cuidado. É necessário conferir a autenticidade do boleto, junto as SAC do emitente, além de conferir se o CNPJ do emitente se trata efetivamente da empresa beneficiária do pagamento. Infelizmente, por mais que a tecnologia favoreça a autenticidade dos boletos, pode-se sofrer com o hackeamento e falsificação destes documentos”, afirma.
Outra prática comum que tem preocupado o PROCON envolve golpes através do WhatsApp. “Esses golpes têm atingido inúmeras pessoas, que estão caindo em pedidos de empréstimos de amigos, que tiveram a rede social clonada”, alerta.
Compras em redes sociais
Giovanella fala ainda sobre os cuidados que o cidadão deve ter ao realizar compras através de redes sociais. “Se as compras realizadas em sites de lojas, por vezes já acometem o consumidor com aborrecimentos devido à falta de entrega de produtos e uma serie de outros dissabores, quem dirá as compras realizadas pelo Facebook e Instagram. Por isso o consumidor deve tomar muitos cuidados com relação a esse tipo de aquisição online”, frisa.
Dicas do PROCON
Um site confiável de compras pela internet deve ter o CNPJ à mostra, dados para contato, um Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) com telefone de contato e informações claras.
Da mesma forma, o consumidor deve verificar a reputação do site, utilizando informações de apoio no Reclame aqui e consumidor.gov.br.
É importante sempre desconfiar de ofertas milagrosas.
Existem centenas de sites não confiáveis para compras pela internet, por isso se faz necessário consultar comentários a fim de apurar a confiabilidade.
IMPORTANTE
Solicitar informações preventivas ao PROCON antes de realizar qualquer tipo de procedimento faz toda a diferença e pode evitar que o cidadão caia em “armadilhas” de golpistas.
Atendimento ao público mediante agendamento, como prevenção à pandemia de coronavírus:
9h às 16h sem fechar ao meio-dia.
Horário – expediente interno: 8h às 17h
(54) 3055-8547 / 3055-8541 / 3055-8542 / 3055-8543 / 3055-8544 / 3055-8545
WhatsApp: (54) 3055-8547 (apenas para envio de documentos solicitados no atendimento)
procon@bentogoncalves.rs.gov.br
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Evento alusivo a Semana Nacional de Trânsito vai reunir mais de 900 pessoas em caminhada no bairro São Roque
Identificado casal que morreu em grave acidente no trevo São José, em Carlos Barbosa
Encontro da Mulher Empreendedora conecta negócios, tecnologia e futuro