Uma das principais linhas de atuação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura é auxiliar no desenvolvimento do meio rural. E com o objetivo de continuar no fomento aos trabalhos em localidades do interior do município, a Prefeitura está ampliando o benefício concedido aos agricultores. Em 2020 foram destinados em torno de R$ 160 mil reais. Já neste ano o valor deve ser cerca de R$ 500 mil, sendo considerado o maior da história, comprovando o alto investimento na área, valorizando o homem do campo. Os trabalhos nas localidades já começam na próxima segunda-feira, 1º de março. O programa deve beneficiar cerca de 800 agricultores.
Na manhã desta quarta-feira, 24, o secretário de Agricultura, Volnei Christófoli, e o técnico agrícola, coordenador do Programa de Máquinas Terceirizadas, Rudinei Heissler, estiveram reunidos com o prefeito Diogo Siqueira para tratar sobre o programa.
De acordo com Heissler, o trabalho é realizado por empresas credenciadas. “Hoje temos 11 empresas credenciadas, que irão trabalhar intensamente neste primeiro semestre. São máquinas terceirizadas de diversos modelos e funções. Escavadeiras hidráulicas, trator de esteira, mini trator de esteira, mini escavadeira hidráulica, retro escavadeiras e caçambas. É um trabalho bem intenso”, explica.
A preservação ambiental também é uma preocupação da prefeitura. “Orientamos muito os agricultores nesta questão ambiental. Essa é uma obrigação legal do proprietário da área, então se for uma área de mata ele terá que ter uma licença prévia autorizando as máquinas a realizarem o serviço, por isso é importante que o agricultor procure um engenheiro para fazer isso”, orienta.
O Secretário da Agricultura comemora o valor investido para a realização dos trabalhos nas propriedades de cada agricultor que contribui com o talão do agricultor. “Essa é uma forma de retribuir o que o agricultor arrecada através de impostos do talão do agricultor. A nossa prioridade é valorizar cada vez mais o homem do campo, para que assim ele se sinta valorizado pelos serviços que realiza com tanto empenho”, afirma.
Principais serviços
Terraplanagem, grampeamento, destocamento, construção de açude, de patamares e qualquer serviço que contribua na modernização, racionalização, diversificação e inovação da atividade agrícola.
Construção, abertura, retificação e manutenção de estradas, acessos, pátios e outras necessidades no interior da propriedade.
Movimentos de terra para construção de moradias, aviários, chiqueiros, estábulos agroindústrias e outras benfeitorias necessárias e compatíveis com os conceitos de agricultura familiar.
Mais informações para o agricultor que desejar fazer o cadastro junto à Secretaria podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura pelo fone (54) 3055-7168 ou com o setor de Talão do Produtor, pelo (54) 3055-7107.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Bento Gonçalves
Foto: Prefeitura de Bento Gonçalves / Divulgação
Criminosos roubam estabelecimento comercial no centro de Bento
Nova Bassano, na Serra Gaúcha, recebe Encontro Nacional dos Difusores do Talian e Olimpíada do Talian
4ª Corrida do Fogo ocorre no dia 14/12 em Veranópolis