Meninos entre 12 e 13 anos também serão imunizados contra o vírus do papiloma humano a partir de janeiro de 2017, informa o Ministério da Saúde nesta terça-feira, 11. O objetivo do governo é imunizar 3,6 mil adolescentes.
Como o calendário da vacina foi revisto e as meninas tomarão uma dose a menos, passando de três para duas, o governo gastará menos e poderá acrescentar os meninos na campanha. O valor gasto com as doses é de R$ 288,4 milhões.
Desde que a vacina foi acrescentada no calendário brasileiro em 2014, a vacina contra o HPV já imunizou 5,7 mil meninas entre 9 e 13 anos. E a partir do ano que vem meninas com 14 anos que não foram protegidas ou não completaram as duas doses serão incluídas no grupo.
A definição da faixa-etária para vacinação leva em conta crianças antes do início da vida sexual e por isso a vacina se torna mais eficiente. Ela protege contra o HPV, que é o responsável por cânceres no pênis, garganta e ânus e outras doenças relacionadas ao HPV. A faixa etária para os portadores de HIV é dos nove aos 26 anos.
A vacinação em meninos é utilizada como estratégia de saúde pública em outros seis países, como EUA, Austrália, Áustria, Israel, Porto Rico e Panamá.
Rio Grande do Sul apresenta melhora histórica nos indicadores de crimes no campo com ações na área da segurança
Serasa disponibiliza mais de 10 milhões de dívidas para negociação com 99% de desconto
Dia da Independência do Brasil – 7 de Setembro