Meninos entre 12 e 13 anos também serão imunizados contra o vírus do papiloma humano a partir de janeiro de 2017, informa o Ministério da Saúde nesta terça-feira, 11. O objetivo do governo é imunizar 3,6 mil adolescentes.
Como o calendário da vacina foi revisto e as meninas tomarão uma dose a menos, passando de três para duas, o governo gastará menos e poderá acrescentar os meninos na campanha. O valor gasto com as doses é de R$ 288,4 milhões.
Desde que a vacina foi acrescentada no calendário brasileiro em 2014, a vacina contra o HPV já imunizou 5,7 mil meninas entre 9 e 13 anos. E a partir do ano que vem meninas com 14 anos que não foram protegidas ou não completaram as duas doses serão incluídas no grupo.
A definição da faixa-etária para vacinação leva em conta crianças antes do início da vida sexual e por isso a vacina se torna mais eficiente. Ela protege contra o HPV, que é o responsável por cânceres no pênis, garganta e ânus e outras doenças relacionadas ao HPV. A faixa etária para os portadores de HIV é dos nove aos 26 anos.
A vacinação em meninos é utilizada como estratégia de saúde pública em outros seis países, como EUA, Austrália, Áustria, Israel, Porto Rico e Panamá.
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor