Na manhã desta Quarta-feira de Cinzas, a Diocese de Caxias do Sul promoveu a abertura da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021, durante uma coletiva de imprensa. O evento contou com a presença do bispo diocesano Dom José Gislon, do coordenador de pastoral, padre Paulo Nodari, do reverendo Paulo Roberto da Costa Duarte, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e da pastora Paula Naegle, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.
Dom José recordou que a Campanha da Fraternidade é uma “oportunidade que o Espírito Santo nos oferece para peregrinarmos para dentro do nosso coração e nos colocarmos em diálogo com o Cristo Jesus como fizeram os Discípulos de Emaús: ficai conosco Senhor. Com eles aprendemos no diálogo com o Cristo Jesus, que muitas vezes nos fala no silêncio, na escuta e na missão, que precisamos acolher quem não conhecemos, mas que muitas vezes caminha ao nosso lado”.
Por sua vez, a pastora Paula destacou que a mensagem da Campanha da Fraternidade deste ano precisa ser “ampliada, espalhada e compartilhada e jamais tirada do seu objetivo comum: propagarmos a paz. Pois, Jesus Cristo é a nossa paz. Que esta mensagem seja um farol que indica o caminho para todos os que creem em Deus para agir e testemunhar a partir da Palavra de Deus”.
O reverendo Paulo salientou que o espírito ecumênico desta campanha tem a finalidade de anunciar a Boa Nova do Evangelho de Jesus Cristo, ecumenicamente, juntos naquilo que nos une. Também servir aos necessitados com alegria, estando unidos, que é o que nos leva à unidade, além de educar as crianças, jovens e adultos para uma vida transformadora, transformar as estruturas sociais injustas da sociedade e lutar pela integridade da criação de Deus.
O padre Paulo Nodari concluiu apresentando o número 271 do documento Fratelli tutti, do Papa Francisco: “As várias religiões, ao partir do reconhecimento do valor de cada pessoa humana como criatura chamada a ser filho ou filha de Deus, oferecem uma preciosa contribuição para a construção da fraternidade e a defesa da justiça na sociedade. O diálogo entre pessoas de diferentes religiões não se faz apenas por diplomacia, amabilidade ou tolerância. Como ensinaram os bispos da Índia, «o objetivo do diálogo é estabelecer amizade, paz, harmonia e partilhar valores e experiências morais e espirituais num espírito de verdade e amor”.
O tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano é: “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema: “Cristo é a nossa paz. Do que era dividido fez uma unidade”, (Ef 2,14a).
A coletiva de imprensa está disponível na página da Diocese de Caxias no Facebook.
Fotos e texto padre Elton Bussolotto Aristides
Fonte: Assessoria de Comunicação da Diocese de Caxias do Sul
Audiência Pública sobre deslizamentos na região e cheias do Rio das Antas é realizada no Salão Comunitário da Linha Alcântara, no interior de Bento Gonçalves
ADOLESCENTE MORRE EM ACIDENTE DE MOTO NA ZONA NORTE DE CAXIAS DO SUL
GUARDA CIVIL MUNICIPAL RECUPERA MOTO FURTADA NO EUCALIPTOS, EM BENTO GONÇALVES