Um Ventilador Pulmonar Eletropneumático, denominado Frank 5010, desenvolvido por um grupo de professores e engenheiros da Universidade de Caxias do Sul, e engenheiros e empresários voluntários, sob orientação da Direção Técnica do Hospital Geral, foi doado na manhã desta segunda-feira (25) para o Hospital da Brigada Militar em Porto Alegre.
A entrega do respirador aconteceu na sala de reuniões da Fundação Universidade em Caxias do Sul, ao major Márcio Leandro Silva da Silva, que representou o Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra – CRPO/Serra, e recebeu o aparelho, do presidente da Fundação, José Quadros dos Santos. Treze respiradores já foram doados a instituições, e outros 40 já estão pré-montados pela Universidade de Caxias do Sul.
Os equipamentos são frutos de um esforço conjunto de empresas, empresários da região e pessoas físicas, sob coordenação de professores da UCS com orientação técnica da Direção Clínica do Hospital Geral, que contribuíram para o desenvolvimento do aparelho, que custa cerca de R$ 20 mil. A Universidade foi a primeira instituição de ensino superior a obter a aprovação para fabricação do equipamento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Redação/Fotos: Jackson Cardoso -CRPO/Serra
BRIGADA MILITAR PRENDE DOIS HOMENS POR TRÁFICO DE DROGAS E POSSE ILEGAL DE MUNIÇÃO, EM CAXIAS DO SUL
POLÍCIA CIVIL CUMPRE SEIS ORDENS JUDICIAIS E APREENDE R$ 35 MIL, DUAS CAMINHONETES E PRENDE SUSPEITO DE TRÁFICO DE DROGAS, EM BENTO GONÇALVES
BRIGADA MILITAR APREENDE ADOLESCENTE POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO E TRÁFICO DE DROGAS, EM CAXIAS DO SUL