Um Ventilador Pulmonar Eletropneumático, denominado Frank 5010, desenvolvido por um grupo de professores e engenheiros da Universidade de Caxias do Sul, e engenheiros e empresários voluntários, sob orientação da Direção Técnica do Hospital Geral, foi doado na manhã desta segunda-feira (25) para o Hospital da Brigada Militar em Porto Alegre.
A entrega do respirador aconteceu na sala de reuniões da Fundação Universidade em Caxias do Sul, ao major Márcio Leandro Silva da Silva, que representou o Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra – CRPO/Serra, e recebeu o aparelho, do presidente da Fundação, José Quadros dos Santos. Treze respiradores já foram doados a instituições, e outros 40 já estão pré-montados pela Universidade de Caxias do Sul.
Os equipamentos são frutos de um esforço conjunto de empresas, empresários da região e pessoas físicas, sob coordenação de professores da UCS com orientação técnica da Direção Clínica do Hospital Geral, que contribuíram para o desenvolvimento do aparelho, que custa cerca de R$ 20 mil. A Universidade foi a primeira instituição de ensino superior a obter a aprovação para fabricação do equipamento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Redação/Fotos: Jackson Cardoso -CRPO/Serra
PRF APREENDE 89 QUILOS DE MACONHA COM DUAS MULHERES NA BR 470, EM BENTO GONÇALVES
POLÍCIA CIVIL CUMPRE MANDADO DE PRISÃO CONTRA MULHER POR TRÁFICO DE DROGAS NO APARECIDA, EM BENTO GONÇALVES
ADOLESCENTE MORRE EM ACIDENTE NO INTERIOR DE CASCA