O Sistema Estadual de Museus do Rio Grande do Sul (SEMRS) celebrou 30 anos nesta quinta-feira, 21. É um órgão da Secretaria da Cultura (Sedac), criado por meio do Decreto 33.791, de 21 de janeiro de 1991. O estímulo para a criação de sistemas em âmbito nacional se deu na década de 1970, mas acabou se efetivando a partir de 1986. O SEMRS está entre os quatro primeiros criados no Brasil – uma conquista motivada por moções de profissionais da área da cultura.
O Sistema tem um papel importante na articulação de ações para melhorar o campo de atuação dos museus e foi dividido administrativamente em sete regiões museológicas: 1ª Região (Porto Alegre), 2ª Região (Bento Gonçalves), 3ª Região (Passo Fundo), 4ª Região (São Luiz Gonzaga), 5ª Região (Santa Maria), 6ª Região (Dom Pedrito) e 7ª Região (Pelotas).
Nelas, atuam os coordenadores regionais, com a função de captar as demandas locais e prestar assessoria, servindo como interlocutores nas trocas de experiências. O sistema dialoga com as mais de 500 instituições museológicas do Estado, realizando pesquisas, a fim de elaborar diagnósticos das situações e necessidades desses equipamentos culturais. No Rio Grande do Sul, 384 estão cadastradas no SEMRS.
Recentemente foi lançado o Mapa Digital dos Museus do RS. No endereço, é possível encontrar a atualização dos dados encaminhados pelas instituições, por meio de formulário próprio. Além disso, os dados são utilizados para atualizar o Guia dos Museus RS, que passa por reestruturação. O SEMRS também está inserido no lançamento de editais, como o FAC dos Museus.
Contatos
• Site: cultura.rs.gov.br/sistema-estadual-de-museus
• E-mail: semrsmuseus@gmail.com
• Instagram: @semrsmuseus
Fonte: Governo do Estado do RS
Alunos dos Anos Iniciais da EMTI São Roque são contemplados pelo Projeto Cultural Trânsito
Semana da Pátria será aberta oficialmente em 1º de Setembro, na Via Del Vino
Casa das Artes: exposição “Das Artérias ao Mangue”, de Jaque Pauletti, abre em 04 de setembro