Ao terminar um ano e iniciar outro é comum as pessoas traçarem novos projetos, ter novas expectativas e estabelecerem metas e sonhos em suas vidas. É um momento de reflexão, onde se inicia um novo ciclo e, como em uma “folha em branco” as pessoas podem ser inspiradas a escreverem uma nova história em suas vidas.
Em Garibaldi, a Campanha Janeiro Branco tem o objetivo de promover a conscientização sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional, convidando as pessoas a refletirem sobre a Saúde Mental e incentivando a autorreflexão sobre a própria vida, seus sentidos e propósitos com mais responsabilidade consigo mesmo e com os outros.
Há um consenso que a saúde emocional é tão importante quanto a saúde física, na verdade ambas estão profundamente atreladas. O nosso organismo pode ser observado por uma perspectiva biológica ou psicológica, mas isso não significa que estes aspectos estão separados. O fato é que as pessoas estão adoecendo emocionalmente em quantidade e ritmo preocupantes.
A Campanha Janeiro Branco apresenta um papel relevante ao colocar a Saúde Mental em evidência, onde a depressão, ansiedade e outros transtornos emocionais possam ser discutidos, prevenidos e devidamente tratados, buscando maior qualidade de vida para a população.
Considerando a Pandemia COVID-19 que afetou emocionalmente grande parte da população por conta do isolamento e distanciamento social, torna-se fundamental uma atenção maior à Saúde Mental de todos.
Onde procurar ajuda:
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são consideradas portas de entrada do Sistema Único de Saúde. Assim, o usuário em sofrimento mental deve procurar ou ser encaminhado para uma UBS. Pode também procurar diretamente o Serviço de Saúde Mental – UBS Central, que representa o cuidado especializado com equipe multidisciplinar capacitada para acolher a demanda de Saúde Mental, realizando orientações e fazendo os encaminhamentos que forem necessários.
Porém, se estiver em crise, o usuário pode ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), pelos Bombeiros Voluntários ou ainda procurar o serviço de Pronto Atendimento Médico – PAM.
Serviço de Saúde Mental: 3462-8154
PAM 24hs: 3462-8142
SAMU: 192
Bombeiros: 193
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Garibaldi
Foto: Divulgação
Homem é atacado a pauladas enquanto ia para o trabalho em Caxias
Identificada adolescente que morreu em acidente na Zona Norte de Caxias
Ex-secretária de educação de Bento, Iraci Luchese é a nova coordenadora da 16ª CRE