A MetSul Meteorologia adverte que o tempo muda no Rio Grande do Sul entre esta segunda e terça-feira com chuva que será isoladamente forte a torrencial e temporais isolados que podem trazer granizo e vendavais localizados. Antes, contudo, o sol ainda aparece com muito calor na maioria das regiões nesta segunda.
Existe um elemento de incerteza no prognóstico: a cronologia da instabilidade. A velocidade em que vai se dar a mudança do tempo não é um consenso entre os modelos numéricos analisados e, por isso, a hora da chegada da chuva é muito difícil de estimar neste episódio de instabilidade.
O WRF é o que mais acelera o avanço da chuva com instabilidade já entre a madrugada e manhã desta segunda no Oeste e parte do Sul gaúcho, e nas demais regiões do Estado da tarde para a noite. Já os modelos rodados na Europa como o ECMWF e o alemão Icon projetam a chuva da tarde para a noite desta segunda no Oeste, no Centro e no Sul, e nas demais regiões do Estado apenas na terça.
Todos os modelos numéricos, entretanto, indicam a possibilidade de chuva localmente forte ou torrencial com elevados volumes em curtos períodos, o que pode causar alagamentos, mas com grande variabilidade em acumulados de um ponto para outro e baixos em muitos locais, sobretudo mais a Leste do Estado.
O mapa traz a projeção de chuva até 9h de quarta-feira do modelo WRF, disponível ao assinante na seção de mapas, em que se observa a tendência de chover mais na Metade Oeste e o indicativo de volumes isolados perto ou acima de 100 mm em pontos isolados de diversas regiões, mas baixos em muitos outros pontos.
Com a atmosfera muito aquecida, há o risco de temporais localizados de vento forte e granizo acompanhando a instabilidade entre esta segunda e terça-feira.
Fonte: MetSul Meteorologia
Farroupilha: Hospital São Carlos busca doadores de sangue para o dia 29 de janeiro
Governo investirá R$ 1,4 milhão na preparação de terreno que receberá casas para atingidos pelas enchentes em Eldorado do Sul
Vice-governador participa do lançamento das comemorações dos 150 anos da imigração italiana no RS