Na última quarta-feira, 23, foram divulgados os números referentes ao Índice de Desenvolvimento Socioeconômico – Idese, do Estado. O resultado coloca, pelo 9º ano consecutivo (2010 a 2018), o Município de Carlos Barbosa como o melhor do Estado. O estudo foi realizado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, através do Departamento de Economia e Estatística – SPGG/DEE, e apontou crescimento nos três blocos de indicadores (Educação, Renda e Saúde), nos anos de 2017 e 2018.
Carlos Barbosa comemora uma grande conquista. O Município que possui um pouco mais de 30 mil habitantes já liderava há 7 anos consecutivos o Idese em 2016. Na nova revisão, ainda ocupa o 1º lugar tanto em 2017 quanto em 2018, obtendo o índice de 0,885, seguido pela cidade de Água Santa, que alcançou o índice de 0,871 e de Veranópolis, com 0,863. O ranking, é dos municípios que possuem de 20 mil a 100 mil habitantes.
No bloco Educação, composto pelos itens: Pré-Escola, Fundamental, Médio e Adulta, o Município obteve o índice de 0,797. Já no bloco Renda, o resultado não poderia ser outro. Carlos Barbosa se destacou novamente, alcançando o índice de 0,935. Em relação ao panorama do ano anterior, o Município teve uma crescente uma vez que apresentava o índice de 0,913.
E ainda, no bloco Saúde também houve um crescimento. No ano passado, o índice do bloco Saúde era de 0,909. Agora, Carlos Barbosa apresenta o índice de 0,922.
O Idese
O Idese é um indicador sintético, que sinaliza a situação socioeconômica dessas unidades territoriais, considerando aspectos quantitativos e qualitativos do processo de desenvolvimento, articulando informações referentes à educação, à renda e à saúde.
Para saber mais acesse: http://visualiza.dee.planejamento.rs.gov.br/idese/.
Fonte e Foto: Daiane Altíssimo/Prefeitura de Carlos Barbosa
Varejo gaúcho mantém ritmo de forte avanço em setembro
Parceria entre alunos do Colégio Sagrado e Secretaria do Meio Ambiente lança Projeto Bombas Verdes em Bento
Encontro de formação da Campanha da Fraternidade 2025 reúne mais de 160 pessoas em Caxias do Sul