Nova estruturação e atuação das dimensões de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Universidade visam agilizar a transformação do conhecimento em novos negócios, produtos, processos e serviços
Uma estrutura de articulação entre Universidade de Caxias do Sul, empresas, governo e comunidade para o desenvolvimento de pesquisas, projetos, serviços e negócios, fomentando o ecossistema regional para a inovação e o empreendedorismo. Este é o conceito da Agência de Inovação UCS iNOVA, lançada na tarde desta sexta, 18 de dezembro, através de live transmitida nas páginas da UCS no Facebook e no YouTube.
Vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UCS, a UCS iNOVA está organizada a partir de duas coordenadorias – a de Pesquisa e Desenvolvimento e a de Inovação. Estas irão orientar os macroprocessos de desenvolvimento de inovação – ideação, materialização, aceleração e negócios – integrando a atuação das instâncias de pesquisa, gestão de projetos, prestação de serviços tecnológicos, dos Programas de Pós-Graduação, dos institutos e das unidades de negócios da Universidade em quatro dimensões:
– IdeiaUCS, o Centro de Integração de Ideias Inovadoras, com foco na ideia;
– StartUCS, o Centro de Aceleração de Negócios Inovadores, com foco no negócio;
– TecnoUCS, o Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação, com foco no negócio e na infraestrutura
– e o CatalisaUCS, o Centro de Prospecção de Recursos para Inovação, com foco no desenvolvimento tecnológico e na inovação.
(((Leia mais sobre a atuação decada dimensão da UCS iNOVA)))
Desse modo, a UCS iNOVA assume, de parte da Universidade, a articulação da interação entre os agentes do Ecossistema regional de Inovação (comunidade acadêmica, poder público, setor empresarial e sociedade) para potencializar a transformação do conhecimento produzido na UCS em produtos, processos, serviços e negócios inovadores, que se constituam em soluções de mercado e atendam demandas sociais, econômicas e ambientais.
“A UCS conta com um dos conjuntos de recursos mais completos do país para o desenvolvimento da ciência, pesquisa, tecnologia e inovação. Como parte da nossa vocação como instituição comunitária de Educação Superior, possuímos o desejo e a necessidade de transformar a inovação em vetor para o aprimoramento das interações com a sociedade e da sustentabilidade institucional”, apontou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Juliano Gimenez, ao justificar a idealização da agência. “Transformar o conhecimento gerado nos ambientes acadêmicos em inovação é um grande desafio para universidades do mundo inteiro. Nossas equipes estarão trabalhando agora de forma sinérgica e integrada, buscando, na geração de valor a partir de seus resultados, trazer novas perspectivas tanto para a sociedade que demanda inovação, quanto para a Universidade”.
Propósitos da UCS iNOVA
Por meio dos ambientes, serviços tecnológicos e capital intelectual conectado à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na UCS:
– Desenvolver pesquisas de alta tecnologia que estabeleçam relações de valor nas entregas à sociedade.
– Produzir novas tecnologias relevantes para o desenvolvimento da região, do Estado e do país.
– Oferecer ambientes propícios para a inovação e para o empreendedorismo, capacitando pessoas e contribuindo para a prospecção de soluções para a sociedade, de novos negócios e de novas empresas.
– Oferecer ambientes e laboratórios para o aprimoramento da ciência e para a realização de pesquisas, com recursos humanos altamente capacitados e com equipamentos de ponta para o desenvolvimento de novos produtos, processos e sistemas.
– Posicionar a UCS como referência em soluções em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, agilizando e potencializando as interações e a geração de resultados e com a região, o país e o mundo.
Movimento contínuo e propositivo para o desenvolvimento social
Em seu pronunciamento, o reitor Evaldo Kuiava lembrou que o lançamento da UCS iNOVA faz parte de um movimento contínuo da Universidade, criada com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento da região. “A UCS tem cumprido sua missão atualizada no seu tempo. A tarefa da Universidade é propor e gerar, por meio do novo conhecimento, novos negócios e novas soluções para a sociedade e para a humanidade como um todo”, definiu. Na primeira gestão de Kuiava na Reitoria que o Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação (TecnoUCS), conceito que antecedeu a UCS iNOVA, foi lançado, em dezembro de 2015.
Em seguida, o reitor justificou a premissa desenvolvimentista da UCS fazendo a relação entre os quatro macroprocessos da inovação – ideação, materialização, aceleração e negócios – que serão operacionalizados nas instâncias da UCS iNOVA. “Tudo começa com novas ideias e proposições. Mas ideias por si só são vazias, é preciso ação. Por isso vem a seguir a materialização das ideias, a capacidade de transformá-las em algo significativo. A aceleração nos faz sermos ágeis, inovadores e ter, como resultados, novos negócios, produtos, perspectivas, para que se possa agregar valor àquilo que realizamos”, descreveu Kuiava. “Por isso é muito significativo o lançamento desse projeto. A Universidade, conectada com seu tempo, dando uma resposta propositiva para a sociedade. Colocando pessoas, recursos e conhecimento em um movimento contínuo para que avancemos em todas as dimensões”.
Benefício regional – O presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos, por sua vez, destacou a capacidade da UCS de seguir o movimento mundial das academias como precursora da inovação. “A UCS demonstra mais uma vez sua capacidade de se adaptar. O que vivemos até agora foi planejamento, a construção da ideia e a implementação. Agora chega a fase de execução, para a qual desejo o mesmo afinco, dedicação e sucesso na elaboração dessa iniciativa, que vai beneficiar não só a Universidade, mas toda a comunidade da região”.
EQUIPE DE GESTÃO DA UCS iNOVA
Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação: Juliano Rodrigues Gimenez
Coordenadoria de Pesquisa e Desenvolvimento: Roberto Birch Gonçalves
Coordenadoria de Inovação: Fernanda Pauletto D’Arrigo
Programa StartUCS: Fábio Verruck
TecnoUCS e Incubadora Tecnológica (ITEC): Cassiane Chais
Coordenador de Serviços Tecnológicos: Daniel Antônio Faccin
Gestão dos Ativos Industriais e Transferência de Tecnologia: Matheus Parmegiani Jahn
Gerenciamento de Projetos: Romeu Bertuol
Evento alusivo a Semana Nacional de Trânsito vai reunir mais de 900 pessoas em caminhada no bairro São Roque
Identificado casal que morreu em grave acidente no trevo São José, em Carlos Barbosa
Encontro da Mulher Empreendedora conecta negócios, tecnologia e futuro