Bombeiro de Bento é convocado para curso de formação de oficiais da Polícia Militar de SC

O bombeiro Fernando Lamberti Bissaco, de 29 anos, natural de Santiago, mas morador de Bento Gonçalves desde os 11 anos, está realizando um sonho particular: ele foi convocado para o curso de formação de oficiais da Polícia Militar de Santa Catarina.

Bissaco ingressou no Corpo de Bombeiros Militar do RS em 2012, com 21 anos de idade, e desde então sempre atuou no quartel de Bento. Segundo ele, foram dois anos seguidos de batalha: do final de 2016 ao findar de 2018. Foram em média oito horas líquidas de estudo por dia direcionado para a área de segurança pública. Agora veio a convocação para o curso que inicia no dia 21 de dezembro e tem duração de dois anos.

– A carreira do oficial da Polícia Militar de Santa Catarina:

Para a aprovação e classificação no concurso público de oficial da Polícia Militar de Santa Catarina, é necessário passar por sete fases:

1ª Prova escrita
2ª Avaliação de saúde
3ª Avaliação física
4ª Avaliação psicológica
5ª Investigação social
6ª Entrega do exame toxicológico e da documentação para comprovação dos requisitos (entre eles o de formação em DIREITO)
7ª Curso de formação com previsão de 2 anos

Após os dois anos de formação, a carreira do oficial da PMSC começa no posto de 2º tenente podendo chegar até o posto de coronel.

Os Oficiais da PMSC (QOPM) exercem funções de: comando, direção e chefia nas atividades e Organizações Policiais Militares; juiz militar na vara especializada da Justiça Militar; autoridade de polícia judiciária militar; e autoridade policial militar para o exercício das missões de Polícia Ostensiva e de Preservação da Ordem Pública, bem como para os atos de polícia administrativa ostensiva.

ASSISTA:

error: Conteúdo Protegido