A RGE alerta para a atuação de golpistas que estão utilizando o nome da companhia para solicitar pagamentos indevidos. Casos registrados recentemente no município de Bento Gonçalves dão conta de um indivíduo que se diz funcionário da RGE contatando moradores da região e alertando sobre uma suposta dívida em aberto junto à companhia. Com isso, o golpista cobra um valor do cliente para quitar o débito, sob ameaça de corte do fornecimento de energia.
A RGE reitera que ninguém está autorizado a cobrar quaisquer valores por serviços elétricos de responsabilidade da distribuidora. Toda e qualquer cobrança referente à energia elétrica é feita somente na fatura mensal que o cliente recebe. A concessionária também não faz ligações telefônicas solicitando senha de acesso ao portal de atendimento, que é pessoal do cliente e intransferível, tampouco depósitos bancários. Cabe ainda ressaltar que nenhum profissional da empresa ou de suas empresas parceiras efetua quaisquer serviços dentro das residências dos clientes, exceto os serviços de medição de consumo quando o medidor (relógio) não estiver visível a partir da rua. A necessidade de acesso para medição de consumo ocorre mediante anúncio verbal prévio do agente comercial, identificando-se com uniforme e crachá da empresa.
Fique atento às dicas da RGE para não cair em fraudes
A RGE, distribuidora da CPFL Energia, informa seus clientes sobre medidas de segurança quando houver suspeitas de fraude ou estelionato, nas orientações apresentadas a seguir:
Sobre a conta de Energia
- Além da sua conta de energia, a RGE também envia cartas informativas que devem ser abertas e lidas pelo cliente;
- Em caso de conta suspeita, acesse o site www.rge-rs.com.br, realize nova impressão ou a solicitação de envio da segunda via e efetue o pagamento da fatura com o código de barras recém-emitido;
- Para sua comodidade, segurança e respeito ao meio ambiente, a RGE disponibiliza o cadastro de sua conta por e-mail e débito automático em sua conta bancária.
- Sobre contas por e-mail, é importante atentar-se a:
- Você sempre será direcionado a um endereço seguro, que é contadigital.cpfl.com.br. Esse link somente pode ser acessado através da própria conta digital do cliente;
- Sua conta de energia nunca é aberta diretamente ou enviada via anexo ou direcionada para qualquer outro endereço que não seja contadigital.cpfl.com.br;
Em caso de dúvida, a orientação é de que os clientes procurem os canais oficias de atendimento disponíveis em nosso site www.rge-rs.com.br.
Sobre contatos via telefone e e-mail
- A RGE alerta para a atuação de golpistas que utilizam o nome da companhia ao ligar para os clientes e solicitar pagamento de boletos ou depósitos bancários.
- Importante saber que ninguém do poder público ou judiciário está autorizado a cobrar quaisquer valores por serviços elétricos de responsabilidade da distribuidora. Os clientes são avisados previamente, através da conta de energia, se estão com débitos em aberto.
- A RGE não realiza serviços que exijam depósito/transferência prévia em conta bancária ou dinheiro em espécie. As cobranças são realizadas somente via conta de energia.
- A RGE não realiza sorteios ou campanhas promocionais direcionadas a um único cliente, sem comunicação prévia pelo site da companhia.
- A RGE ao confirmar dados, o faz somente com o objetivo fim de melhor atendê-lo (e isto não inclui o pedido de eventuais senhas por parte deles ou de valores financeiros). Sugerimos aos clientes manterem o seu cadastro atualizado em nosso banco de dados.
- A RGE possui convênio com empresas que podem oferecer serviços a serem cobrados via conta de energia, com autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). No entanto, estas empresas parceiras não têm autorização da RGE para solicitar qualquer tipo de pagamento antecipado à prestação de serviço e fora de lançamento na fatura da unidade consumidora.
- Em situações suspeitas, a RGE orienta o cliente a não prosseguir com o atendimento telefônico ou presencial. É essencial que o cliente entre em contato com a central de relacionamento da empresa para esclarecer se há algum serviço agendado.
Caso o cliente se sinta lesado, a RGE recomenda o imediato registro de um Boletim de Ocorrência, a fim de que o caso seja apurado pelos órgãos competentes.
Os clientes que receberem ligações suspeitas ou forem abordados por essas pessoas devem entrar em contato com a RGE, pelo 0800 970 0900 ou pelos canais digitais abaixo, para confirmar as informações ou até mesmo com a Polícia.
Serviços Online
A RGE oferece vários serviços online. Conheça o site ou baixe o aplicativo da CPFL Energia: – Falta de Energia: Envie um SMS com o SEU CODIGO (que consta na conta de energia elétrica) para o número 27350. – WhatsApp: (51) 3539-6791 – Aplicativo CPFL Energia (disponível gratuitamente para download em celulares e tablets com sistemas operacionais Android, iOS e Windows Phone). – Agência Digital: http://www.rge-rs.com.br/ |
Sobre a RGE – Responsável por distribuir 65% da energia elétrica consumida no Rio Grande do Sul e atender 2,9 milhões de clientes em 381 municípios gaúchos, a RGE é hoje a maior distribuidora da CPFL Energia em extensão territorial e número de cidades atendidas. A área de concessão da companhia, que é resultado do agrupamento das distribuidoras RGE e RGE Sul, realizado em janeiro de 2019, totaliza 189 mil km² de extensão, abrangendo as áreas urbanas e rurais das regiões Metropolitana, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do estado.
Os investimentos realizados pela RGE contribuem para o desenvolvimento socioeconômico de locais de fundamental importância para a economia do estado, que vão desde fortes polos turísticos, agrícolas e pecuários, até grandes centros industriais e comerciais, trazendo mais bem-estar, conforto e infraestrutura para a vida de 7,4 milhões de gaúchos.
Sobre a CPFL Energia – A CPFL Energia, há 108 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a quinta terceira maior organização empresarial do mundo e a maior empresa de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.
Com 14% de participação, a CPFL Energia é uma das maiores empresas no mercado de distribuição, totalizando mais de 9,9 milhões de clientes em 696 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 4%. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.
Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com capacidade instalada de 4.305 MW, no final de setembro de 2020. Tem um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. A CPFL Renováveis é a maior empresa de geração da América Latina a partir de fontes alternativas de energia.
A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.
Fonte: Assessoria de Imprensa RGE
Foto: Arquivo Rádio Difusora
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