Vinte e dois agentes policiais, dois delegados e seis viaturas de Caxias do Sul; quatro agentes e uma viatura de Bento Gonçalves; quatro agentes e uma viatura de Carlos Barbosa e oito agentes e duas viaturas de Nova Petrópolis, da Polícia Civil, participaram de uma grande ação realizada em Alvorada, na Região Metropolitana, visando coibir o domínio de uma facção.
Denominada Operação Consórcio, a ação congregou 850 policiais, coordenados pela Delegacia de Homicídios de Alvorada. Além da organização criminosa armada, a atividade buscou apurar pontos de tráfico de drogas, associação para o tráfico, roubo de veículos, roubo a pedestre, homicídios, corrupção de menores, receptação, invasão de domicílio e lavagem de dinheiro.
Foram cumpridas 279 ordens judiciais, mandados de busca e apreensão e medidas restritivas em contas bancárias usadas para disfarçar a origem ilícita de recursos. As buscas foram realizadas em 146 apartamentos, a sede da associação de moradores do complexo, além de estabelecimentos comerciais.
A operação resulta de um trabalho que vem sendo realizado há cerca de 18 meses, com 125 linhas telefônicas sendo interceptadas, 1.800 telefonemas gravados e 1.200 transcritos para detalhar as articulações criminosas.
Conforme investigação da Delegacia de Homicídios de Alvorada, pelo menos 50 famílias foram expulsas pelos criminosos dos apartamentos em que viviam. A suspeita é de que o número seja ainda maior, porém, muitos moradores têm medo de registrar ocorrência.
Central de Jornalismo da Rádio Difusora
Fotos: Divulgação/Polícia Civil
JOVEM É MORTO POR DISPAROS DE ARMA DE FOGO NO EUCALIPTOS, EM BENTO GONÇALVES
PRF PRENDE HOMEM QUE FUGIU COM QUASE CEM QUILOS DE MACONHA, EM VACARIA
Festejos Farroupilhas 2025 são lançados oficialmente em Bento Gonçalves