Secretária Arita destaca papel de prefeitos na prevenção contra o coronavírus

O segundo painel do Seminário Encontro RS Cidades, do governo do Estado em parceria com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), contou com a participação da secretária da Saúde, Arita Bergmann. Realizado na manhã desta quinta-feira (10/12), o ciclo de palestras termina na sexta-feira (11/12), com mais dois painéis de debate.

A secretária de Saúde falou sobre a estratégia de enfrentamento à pandemia de Covid-19. O prefeito de Harmonia e vice-presidente da Famurs, Carlos Alberto Fink, foi o moderador do debate, feito pela prefeita de Cristal e vice-presidente da Famurs, Fábia Richter.

Na fala inicial, Arita reforçou a intenção do seminário. “Estamos permanentemente à disposição, em qualquer hora, em qualquer momento, porque sabemos que, na gestão da área da saúde, não tem dia em que não se precise de uma informação, de um apoio ou de respostas imediatas e urgentes. Naquilo que pudermos, seremos parceiros, e parceria não é só recursos financeiros, é orientação e informação. Estarmos juntos”, destacou.

O principal ponto da palestra foi o enfrentamento ao coronavírus. Arita relembrou a elaboração do modelo de Distanciamento Controlado, uma estratégia mista, modulada e pactuada para equilibrar a prioridade à vida com a retomada econômica, e também destacou o sistema de cogestão regional, no qual as regiões, em conjunto, definem protocolos sanitários.

“Estamos em uma situação altamente preocupante. A disponibilidade de leitos livres diminui a cada dia. O papel dos prefeitos é o cuidado com a prevenção para evitar a transmissão do vírus e, acima de tudo, promover o cumprimento dos protocolos”, reforçou Arita.

Desde março, o governo do Estado ampliou em 102% o número de leitos de UTI adulto. No início da pandemia, eram 933 leitos e, desde então, foram criadas novas 951 vagas, chegando a 1.884 leitos na rede pública hospitalar. Mais 113 leitos devem entrar em funcionamento em dezembro, chegando a 113% de aumento.

Além disso, o Estado comprou conjuntos de 230 respiradores e monitores por meio de pregão eletrônico, no valor de R$ 17 milhões, recebeu 853 desses equipamentos do Ministério da Saúde e contou com a parceria da GM e do Instituto Cultural Floresta no conserto de 161 aparelhos. Outros 40 respiradores foram doados pelo projeto Todos pela Saúde.

A secretária também relatou brevemente a estrutura da pasta, com explicações sobre cada setor. Antes do painel sobre a pandemia, o secretário da Fazenda, Marco Aurelio Cardoso, falou sobre a Reforma Tributária.

Os seminários devem ocorrer quadrimestralmente durante os próximos dois anos e serão organizados de acordo com os quatro eixos do Mapa Estratégico do governo estadual.

• Clique aqui para assistir ao seminário desta quinta-feira.

Confira a programação desta sexta-feira (11/12)

Painel 3
9h: Desafios da educação: ensino híbrido, recuperação e aprendizagem e financiamento (ICMS e novo Fundeb)
Com participação dos secretários Faisal Karam (Educação) e Marco Aurelio Cardoso (Fazenda)
Moderador: secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Agostinho Meirelles
Debatedor: prefeita de Dois Irmãos, Tânia Terezinha da Silva

Painel 4
10h: Infraestrutura nos municípios: parcerias governo estadual e prefeituras
Com participação dos secretários Juvir Costella (Logística e Transportes) e José Stédile (Obras e Habitação)
Moderador: secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Agostinho Meirelles
Debatedor: prefeito de Imigrante, Celso Kaplan

Encerramento
11h: Lançamento do Programa Estadual de Pavimentação (PEP)
Com participação do governador Eduardo Leite, do vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, do presidente da Famurs, Maneco Hassen, e demais secretários estaduais

Texto: Suzy Scarton
Edição: Marcelo Flach/Secom

error: Conteúdo Protegido