Os Bombeiros Voluntários de Carlos Barbosa foram acionados na tarde desta quarta-feira, dia 9, após um morador da cidade de Barão, localizar em um dos cômodos de sua residência um animal peçonhento.
Conforme informações, por volta das 15h, a corporação recebeu o comunicado de que haveria uma serpente dentro de uma residência. Já no local, com uso de roupa de aproximação, cautela e equipamentos específicos, os bombeiros realizaram a captura da serpente peçonhenta, ao qual foi identificada inicialmente como sendo da espécie cruzeira/urutu (Bothrops alternatus).
Esta espécie é comum no estado, sendo que tem preferência por áreas úmidas e sua dieta consiste em pequenos mamíferos, além de ser perigosa, uma vez que pode causar acidentes fatais ou mutiladores caso os cuidados não sejam de acordo. Após a captura o animal foi solto em mata nativa longe da população ou áreas agrícolas.
Os Bombeiros salientam os cuidados que são imprescindíveis para prevenção de situações assim, tais como:
Cuidados como manutenção do pátio, evitar deixar entulhos ou materiais que possam servir como toca, controle de roedores e insetos, utilização de botas e luvas quando for realizar trabalhos em áreas mais suscetíveis a animais peçonhentos, conferência de calçados ou roupas que estão a tempos em desuso, entre outras. Mas talvez o fator mais importante seja o cuidado com o meio ambiente, como evitar desmatamento de áreas florestais e queimadas, uma vez que todos os animais têm importantes funções em seu hábitat.
Central de Jornalismo/Unidade Móvel Difusora
Conheça alguns detalhes da organização da 146ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha
IDENTIFICADO HOMEM MORTO POR DISPAROS DE ARMA DE FOGO NO REOLON, EM CAXIAS DO SUL
GCM APREENDE ADOLESCENTE COM MOTOCICLETA COM IRREGULARIDADES EM SINAIS IDENTIFICADORES NO BAIRRO CONCEIÇÃO, EM BENTO GONÇALVES