O Ministério Público Federal (MPF) em Bento Gonçalves encaminhou recomendação aos Municípios de atuação da Procuradoria para assegurar o correto e transparente repasse de documentos para prestação de contas da última gestão de governo. O cumprimento dessas recomendações será acompanhado pelo Procurador da República Alexandre Schneider (foto).
As medidas tornam-se necessárias a partir das eleições municipais de 2016, porque uma nova administração assumirá o governo em janeiro de 2017. Para evitar prejuízo das novas gestões por uso indevido de verbas no governo anterior ou criação de despesas não previstas no orçamento, recomenda-se que a antiga gestão apresente as contas públicas do município durante a sua administração.
Foram recomendados, assim, aos prefeitos dos municípios que integram a região de Bento Gonçalves a fazer uma relação dos programas e convênios federais, a partir de todos os projetos desenvolvidos durante o mandato.
Assim, os novos prefeitos poderão acompanhar o processo de transição, verificando as prestações de contas e, depois de transcorridos seis meses, apresentar relatório circunstanciado de eventuais irregularidades constatadas em relação ao gestor anterior.
Os prefeitos têm o prazo de 20 dias para apresentarem resposta se irão acatar ou não a recomendação, bem como as medidas que irão adotar, o que será acompanhado pelo MPF.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social / Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul
Lula decreta luto oficial de sete dias pela morte do papa Francisco
Próxima sessão ordinária do Legislativo será dia 22 de abril, às 10h
Deputado Pasin intermedia audiência no DNIT e acompanha projetos para a BR-470