Preocupada com a estiagem, que tem provocado prejuízos na cultura do milho e deixado apreensivos os produtores de soja e de feijão do Rio Grande do Sul, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) reuniu-se com a Emater/RS-Ascar para discutir sobre os reflexos da estiagem sobre as culturas nesta quinta-feira (12).
De acordo com o diretor técnico da Emater/RS, Alencar Rugeri, também foram discutidos temas como o programa de irrigação, o Proagro, o Troca-Troca de Sementes de Milho e a alimentação do rebanho leiteiro.
“Apresentamos nossa atuação permanente na busca pela agilidade dos processos e na orientação mais adequada aos produtores, que estão apreensivos, visto que o milho, tanto grão como silagem, registra perdas irreversíveis e já consolidadas, em especial na faixa entre as regiões Noroeste para a Nordeste do Estado, onde a cultura foi primeiro implantada”, explicou.
No caso da soja, que segue em implantação no RS, é grande a ansiedade e a tensão por parte dos produtores em função da falta de chuvas sobre o Estado.
Participaram da reunião o diretor técnico e o gerente de Planejamento, Alencar Rugeri e Rogério Mazzardo, além dos representantes da Seapdr, o assessor técnico da Câmara Setorial do Milho, Valdomiro Haas; o diretor de Política Agrícola e Desenvolvimento Rural, Ivan Bonetti; e o diretor das Câmaras Setoriais e Temáticas, Paulo Lipp.
Fonte: Secretaria da Agricultura
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves