Uma programação digital para o produtor buscar novas oportunidades de mercado, debater caminhos para manter em alta o consumo de vinhos, sucos de uva e espumantes e a articular ações que fortaleçam o setor que vive um bom momento — com uma safra de qualidade e consumo em expansão. Essa foi a síntese da Wine South America – Edição Digital, realizada na semana passada, nos dias 3, 4 e 5 de novembro, que teve programações virtuais, promoção e comercialização de vinhos, com o Wine Connection – Rodadas de Negócios Digitais, Degustações Reais. Os debates sobre o setor vitivinícola se concentram no Wine Summit.
O Wine Connection promoveu 240 agendas virtuais com 31 vinícolas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e 30 compradores nacionais. Dessas vinícolas, 24 receberam apoio do Projeto de Vitivinicultura, através do Programa Juntos para Competir (Farsul/Senar RS/Sebrae) para participar do evento.
Na avaliação do Sebrae RS, o Wine Connection trouxe uma reinvenção diante do cenário atual, com foco em conectar uma cadeia produtiva tão representativa e forte de forma virtual. “O formato foi inovador, desafiador e conseguiu atender às expectativas tanto de compradores como dos vendedores, que são as indústrias vinícolas”, afirmou a gestora de projetos de Vitivinicultura do Sebrae-RS, Angélica Brandalise. “O momento está favorável ao vinho brasileiro e muitos compradores — como distribuidores, importadores, lojas especializadas, redes de mercados e e-commerce — buscam incluí-lo no seu portfólio”, completou.
Para o supervisor de vendas da Dom Cândido, Fabiano Brum, a Winne Connection foi a possibilidade de a vinícola entrar em contato com representantes de capitais como Teresina (PI) e Manaus (AM), além do Paraná. “Foi uma excelente oportunidade de apresentarmos nossos produtos a outros estados. Estamos com negócios encaminhados e outros com uma grande possibilidade de fechamento”, destacou. Enólogo e proprietário da Dr. Wine Expert, de Ilhabela (SP), Daniel Ravetta considerou a experiência muito positiva, principalmente pela possibilidade de comprar produtos de marcas que até então não conhecia. “Estou fechando pelo menos duas novas parcerias. Vinhos de ótima qualidade e atendimento excelente”, ressaltou.
Uma semana antes das rodadas de negócios digitais, os compradores receberam uma caixa personalizada do projeto Wine Connection com seis garrafas — vinhos, espumantes e sucos de uva — e uma taça personalizada. A seleção dos rótulos e as agendas de negócios se deu a partir do cruzamento entre o perfil do comprador e das vinícolas participantes.
Wine Summit
Durante três noites, a programação do Wine Summit reuniu palestrantes do setor, que falaram sobre o cenário atual, as perspectivas, o incremento nas exportações e sobre os terroirs brasileiros. As palestras virtuais somam mais de 3,5 mil visualizações — entre participantes ligados ao setor vitivinícola e ao público interessado em saber mais sobre a Bebida de Baco —, o que reforça o interesse pelas marcas brasileiras e pelo universo do vinho. O presidente da Uvibra, Deunir Argenta, destacou o bom momento do setor e falou da importância da valorização da bebida e da fidelização do consumidor.
“O Brasil é muito grande para o pouco que ainda tem se bebido de vinho. Temos um grande caminho a conquistar. O vinho é uma bebida diferenciada, traz prazer e também conta com aspectos benéficos para a saúde”, afirmou, ressaltando que há espaço tanto para os rótulos nacionais quanto importados e a importância das marcas brasileiras ampliarem seu espaço. “O vinho faz com que a gente conquiste novas amizades, olhe novos mercados e faz com que os desafios do dia a dia sejam encarados de forma mais satisfatória”, completou.
No painel que debateu o panorama do mercado de exportações, o coordenador de Agronegócio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Alberto Bicca, ressaltou que a entidade vem trabalhando desde 2002 na promoção da vitivinicultura brasileira, de forma a ajudar as empresas no processo de internacionalização e na busca de oportunidades no exterior. “A Apex não promove só o vinho e o agronegócio, mas a marca Brasil. O que temos é um reflexo do trabalho feito por 17 anos, com marketing, branding setorial para o vinho. Agradeço a oportunidade e estamos abertos a seguir trabalhando com o setor da vitivinicultura”, disse.
Diretor de Eventos da ABS-RS, Vinícius Santiago apresentou um amplo panorama sobre os terroirs brasileiros, explicando o perfil sensorial e as características das regiões produtoras — Serra Gaúcha, Campanha, Campos de Cima da Serra, Serra do Sudeste, Planalto Catarinense e Vale do São Francisco. Segundo ele, os consumidores devem estar abertos a experimentar e provar os vinhos ‘sem frescuras’. Tudo isso, assinalou Santiago, trará mais aproximação com os rótulos brasileiros.
Durante a conversa, em que os convidados degustaram um rótulo de cada uma dessas regiões, o diretor de Eventos da ABS-RS falou ainda do grande potencial da produção no Brasil. “É um país muito grande, diverso e múltiplo. Temos diversos vinhos, diversos símbolos de qualidade e a degustação nos mostra isso”, pontuou.
O conteúdo está disponível no canal do YouTube da Wine South America.
Wine to Wine
O Webinar do Wine Summit será legendado em inglês e retransmitido durante a Wine to Wine, que acontecerá de 22 a 30 de novembro em Verona, na Itália. A Wine to Wine é a nova plataforma digital da Veronafiere que irá conectar e promover o networking entre os compradores e expositores da Vinitaly, sendo uma ótima oportunidade para divulgação do setor vitivinícola brasileiro em todo o mundo. A programação será divulgada em breve nas redes sociais.
Fonte: Doc
Foto: Vagão Filmes
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