A Coordenadoria da Mulher e o Centro Revivi divulgaram nesta semana o balanço de atendimentos realizados no Município de março a setembro. Ao todo foram contabilizados 779 atendimentos, 164 casos novos e 4256 buscas ativa.
Os atendimentos prestados pelos órgãos têm por objetivo cessar e ou minimizar a violência vivenciada pela mulher, sem ferir o seu direito à autodeterminação. Assim, a Mulher consegue tomar decisões relativas à situação de violência vivenciada, intervindo para evitar futuros atos de agressões e contribuindo na interrupção do ciclo de violência e penalização do responsável pela agressão.
Neste ano, diante das questões das diversas restrições de atendimento presencial e adequação dos serviços dentro dos protocolos de distanciamento social, devido à pandemia da COVID-19, algumas atividades e ações foram canceladas e ou suspensas, sendo que o atendimento presencial permaneceu funcionando normalmente, sem fechar ao meio dia, inclusive com atendimento em um sábado no mês, na parte da manhã dando condições as vítimas que não podiam comparecer durante a semana.
Conforme os dados houve uma média de 100 atendimentos mês entre casos em andamento e novos. O número de não comparecimentos e faltantes chegou a 286 e 294, respectivamente. Já nas reincidências, observou-se 40 casos.
Quanto aos encaminhamentos para a Rede, a Coordenadoria da Mulher e o Centro Revivi, permanecem realizando de acordo com as necessidades das usuárias. Observa-se que a maior incidência de encaminhamentos permanece sendo ao CAPS AD (agressores), CAPS II (vítimas) devido à saúde mental estar comprometida e necessitando de intervenção de outros profissionais como a especialidade em psiquiatria.
A Coordenadora da Coordenadoria da Mulher e Revivi, Regina Zanetti ressalta que o órgão trabalha na conscientização das vítimas e da sociedade como um todo, pois “o fenômeno da violência doméstica é complexo e as dificuldades são apresentadas diariamente. Mesmo assim, acreditamos na luta pela defesa e aplicação dos direitos das mulheres”, finaliza.
O telefone para as emergência da Coordenadoria da Mulher e do Centro Revivi são: 3055.7420 e 3055.7418. As denúncias podem ser feitas pelo Disque 180.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Arquivo Prefeitura
SEGIMU inicia modificações na rua José Martelli, em Bento
Santa Tereza: iniciadas as obras da nova Ponte da Linha José Júlio
Cooperativa Vinícola Aurora realiza encontro com TRT4 sobre Boas Práticas de Governança Corporativa e Trabalhista