Nesta quarta-feira,28, foi realizada homenagem a todos que trabalharam no combate à Covid 19. A ação integra as comemorações dos 130 anos de emancipação política de Bento Gonçalves.Na ocasião foi entregue o Obelisco representando Sociedade Cívil, Voluntários, comunidade e Poder Público e a obra do artista Dalcir Marcon, que ficará na entrada da ala de isolamento.
As ações realizadas foram fundamentais para combate à doença. Foram construídos, no Complexo Hospitalar 40 leitos, de isolamento Covid-19 e 08 salas de estabilização (mini UTIs) que foram fundamentais para salvar vidas durante a pandemia.
O Centro da Indústria e Comércio e Serviços (CIC-BG) e ASCON VINHEDOS foram responsáveis por liderar o movimento com o setor empresarial. A Associação Médica de Bento Gonçalves também participou na busca de recursos. “Não é apenas uma estrutura feita em tempo recorde, mas também demonstra que a cidade de Bento Gonçalves é campeã no quesito solidariedade. Isso representa uma parceria público- privada que envolveu toda comunidade no combate ao vírus”, ressaltou o Presidente do CIC Rogério Capoani.
O Engenheiro Milton Milan, presidente da ASCON Vinhedos foi o responsável pelo acompanhamento da obra desde o seu início. “Participamos de um momento em que fomos convocados para auxiliar na construção de uma estrutura contra a doença, enquanto baixavamos a curva de contaminação. Enfrentamos um momento em que todos os setores estavam fechados, e nós precisavamos tocar as obras, e a participação de todos foi fundamental”, disse.
O artista Dalcir Marcon também participou das obras auxiliando na pintura dos leitos de isolamento. E para marcar esse momento doou uma de suas obras, que ficará exposta na entrada do complexo hospitalar. O coração representa o agradecimento aos profissionais da saúde, a solidariedade do Bento-gonçalvense e o sentimento por cada vida perdida para a doença.
O monumento entregue em homenagem à todos que lutaram contra a covid-19 tem 4 metros de altura e na sua base todos os setores que auxiliaram na construção. Seja com recursos, no auxílio com a pintura, rede elétrica, equipamentos, na confecção de máscaras, na fabricação de sabão (Comunidade Terapêutica), fiscalização, doando refeições, imprensa, a homenagem engloba todos os setores. “Os profissionais da área da saúde, sociedade civil, poder público e voluntários estão homenageados neste obelisco, algo comemorativo por sua essência, algo que impacta. Ele tem vários lados, que se unem por um objetivo. Ele aponta para o alto. Mostra o que é importante, e se tem algo que se mostrou importante foi nosso povo. E conseguimos, apesar de pesarosos por todos aqueles que perderam sua vida no combate ao coronavírus. Sem este trabalho irmanado, teriamos passado por momentos ainda mais difícieis. O que todos vocês fizeram fica como legado”, destaca o Prefeito Guilherme Pasin.
As regras de prevenção continuam, por isso siga utilizando máscara, álcool gel, mantendo a prevenção. Combater o coronavírus é dever de todos.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Rafael de Alburquerque
Câmara aprova projeto que dificulta progressão de regime para condenados por crime hediondo
“Zucco pelo Rio Grande” cumpre agenda na Serra com entrega de emendas, encontro com empresários e grande ato em Caxias do Sul
Jovens supermercadistas do país debatem oportunidades para o setor no RS