O já consagrado Troféu Vinha Velha, que premia a ‘Personalidade do Ano’, o ‘Produtor Nacional do Ano’, a ‘Revelação Mundus Vini’ e o ‘Importador do Ano’, foi revelado nesta segunda-feira, 26 de outubro, no primeiro dia da 9ª GP Vinhos do Brasil, maior prova às cegas de vinhos brasileiros disponíveis no mercado. Até a próxima quinta-feira, 29 de outubro, 31 jurados degustam 1309 amostras catalogadas (814 vinhos, 428 de espumantes e 67 sucos de uva), no Hotel Vila Galé, na Lapa, Rio de Janeiro.
Nesta 7ª edição, os vencedores são: Vinícola Salton, de Bento Gonçalves (RS), ganhou o troféu ‘Produtor Nacional do Ano’; Evino, de São Paulo (SP), foi eleito ‘Importador do Ano’; e Vinícola Thera, de Bom Retiro (SC) conquistou ‘Revelação Mundus Vini’. Adriano Miolo, presidente e enólogo da vinícola gaúcha Miolo, foi eleito ‘Personalidade do Ano’.
O presidente do júri da 9ª GP Vinhos do Brasil, Marcelo Copello, enfatiza que os escolhidos dessa 7ª edição formam um time extremamente merecedor e que de fato inspiram, a exemplo dos escolhidos nas edições anteriores. “Personalidades e empresas que fazem a diferença para o setor”, completa.
Sérgio Queiroz, jurado da 9ª GP Vinhos do Brasil e sócio-diretor do Grupo BACO, ressalta que o troféu foi concebido com o intuito de reconhecer marcas e personalidades que contribuem para engrandecer a indústria do vinho nacional. “Sem dúvida, o mercado do vinho recebe com entusiasmo os eleitos de 2020 e para nós é motivo de muito orgulho levar ao público os eleitos”, aponta.
A escolha dos vencedores do Troféu Vinha Velha 2020 aconteceu por meio de consulta com especialistas do universo do vinho (produtores, enólogos, jornalistas, sommeliers, importadores e profissionais de destaque em geral), que selecionaram nomes que fizeram a diferença no mercado ao longo do último ano. No total, foram 300 votos.
Vinícola mais antiga do país, a Salton, de Bento Gonçalves (RS), é protagonista quando o assunto são os espumantes. Na lista de prêmios, a marca gaúcha soma ao reconhecimento de ’Produtor Nacional do Ano’ mais de 80 medalhas conquistadas em concursos nacionais e internacionais nos últimos cinco anos por seus rótulos. “São reconhecimentos que refletem os esforços e investimentos dedicados na vitivinicultura no Brasil, principalmente nas últimas duas décadas”, diz Maurício Salton, diretor-presidente da companhia.
“É com grande satisfação e orgulho que recebemos este reconhecimento, em especial por ser fruto de uma votação de grandes profissionais do mercado. Isso demonstra que estamos no caminho certo. O resultado reflete o trabalho dos nossos colaboradores, que entregam muita dedicação e amor, a quem dedicamos esta maravilhosa conquista”, comemora Abner Zeus Freitas, sócio-diretor da Vinícola Thera.
“A Evino há tempos é reconhecida pelos clientes como a melhor importadora de vinhos do Brasil. Sermos agora reconhecidos pelo trade como o melhor player é muito gratificante e demonstra que o expertise e excelência na curadoria que desenvolvemos ao longo dos últimos 8 anos são também valorizados pelos profissionais que atual no segmento. Oferecer rótulos de qualidade pela melhor relação de custo x benefício do mercado sempre foi a missão desde a fundação da Evino. Mais recentemente nos propusemos também a atacar o segmento de vinhos mais premium e já começamos a colher os resultados”, afirma Ari Gorenstein, co-CEO da Evino.
Sobre o Grupo BACO Multimídia
O Grupo BACO Multimídia, idealizador e organizador da Grande Prova Vinhos do Brasil, é uma empresa de comunicação, consultoria e inteligência de mercado que tem na geração de conteúdo e nos eventos sua plataforma de atuação. É responsável pela edição da revista BACO, do Anuário Vinhos do Brasil, entre outros produtos editoriais, além de uma série de eventos no Brasil e no exterior. Destaque para o Rio Wine and Food Festival, que vem sendo realizado há oito anos na cidade do Rio de Janeiro.
Confira dos vencedores das edições anteriores:
2019 (6ª edição):
Revelação Mundus Vinis: Empresa Brasileira de Vinificações (EBV)
Personalidade do Ano: Danio Braga
Importador do Ano: Mistral
Produtor Nacional do Ano: Família Geisse
2018 (5ª edição):
Revelação Mundus Vinis: Enocultura
Personalidade do Ano: Carlos Paviani
Importador do Ano: Grand Cru
Produtor Nacional do Ano: Pizzato
2017 (4ª edição):
Revelação Mundus Vinis: Murillo Regina
Personalidade do Ano: Jorge Lucki
Importador do Ano: World Wine
Produtor Nacional do Ano: Guaspari
2016 (3ª edição):
Revelação Mundus Vinis: Vinicola Guaspari
Personalidade do Ano: Adolfo Lona
Importador do Ano: Decanter
Produtor Nacional do Ano: Famiglia Valduga
2015 (2ª edição):
Revelação Mundus Vinis: Guatambu Estância do Vinho
Personalidade do Ano: Mario Geisse
Produtor Nacional do Ano: Cooperativa Vinícola Aurora
2014 (1ª edição):
Revelação Mundus Vinis: Dirceu Scottà
Personalidade do Ano: Carlos Cabral
Produtor Nacional do Ano: Miolo Wine Group
Foto: Divulgação Evino
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor