Em abril a Comunidade Terapêutica Rural de Bento Gonçalves iniciou a produção de sabão caseiro para auxiliar a população no combate do coronavírus. Já foram fabricadas e distribuídas para famílias em vulnerabilidade social e nas blitzes orientativas 26 mil barras.
Os equipamentos para produção foram emprestados pela Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES), e a matéria prima foi doada. A ação conta com coordenação da Equipe de Atendimento Imediato (EAÍ) e apoio da Coordenadoria da Mulher, Defesa Civil e Secretaria de Meio Ambiente.
Localizada no Passo Velho, a Comunidade Terapêutica tem 9 anos de atuação, e desde 2014, é a única no Brasil com atendimento totalmente custeado pela municipalidade. Os trabalhos são coordenados pela Secretaria da Saúde, através do Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), que realiza a triagem inicial e encaminha para tratamento. O local já atendeu 690 pessoas.
O processo de inserção na Comunidade Terapêutica, que ocorre de forma voluntária. Atualmente, 15 pacientes estão em tratamento. Os internos recebem durante cerca de seis meses auxilio psicológico, psiquiátrico, enfermagem, clínico, medicações, participam de grupos de autoestima, além da colaboração de entidades. “Temos um trabalho referência aqui na comunidade terapêutica e ações como a produção de sabão nos deixaram muito contentes por podermos contribuir na batalha contra a doença, estarmos envolvidos com a comundiade de Bento. Esse espaço já modificou muitas vidas”, disse o coordenador da comunidade, Leonir Vivan.
A sede conta com horta, horto florestal, onde são cultivadas árvores nativas e flores, que logo estarão embelezando os canteiros no município, além de aparelhos de musculação, quadra de vôlei e campo de Futebol 7. Além disso, dentre as atividades, os internos já realizaram a produção de casinhas para cachorros, que integra o Projeto Posse Responsável, em conjunto com o Gabinete da Primeira-Dama.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Comunidade Terapêutica
Varejo gaúcho mantém ritmo de forte avanço em setembro
Parceria entre alunos do Colégio Sagrado e Secretaria do Meio Ambiente lança Projeto Bombas Verdes em Bento
Encontro de formação da Campanha da Fraternidade 2025 reúne mais de 160 pessoas em Caxias do Sul