Conhecimento, inovação e integração gerando negócios são os pilares que sustentam o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis). A entidade, que representa as empresas responsáveis pela principal atividade econômica local, atua desde 1977 de forma que o setor possa se desenvolver com consistência e proposição de valor. Para a entidade, o desenvolvimento integrado só existe em um cenário onde o desenvolvimento econômico e da comunidade andam juntos. Nesse sentido, o Sindmóveis está apresentando aos candidatos a prefeito destas eleições uma pauta com as principais demandas do setor.
Alguns temas têm especial relevância para a diretoria e Conselho Administrativo da entidade, que representa hoje aproximadamente 50% da produção industrial do município. O principal deles diz respeito às condições do Parque de Eventos de Bento Gonçalves, cujo comodato entre a municipalidade e a Fundaparque foi renovado até 2028. O Sindmóveis solicita que seja aprovado um aditivo ao contratual, possibilitando o investimento de recursos municipais em melhorias na infraestrutura interna e externa que são urgentes e estritamente necessárias.
Além disso, também são apontadas melhorias necessárias para o desenvolvimento do setor, a exemplo de investimentos em Inteligência Comercial para a obtenção de índices, estudos, e panoramas econômicos que subsidiem o planejamento estratégico das empresas. Também é solicitada a expansão do sistema digital do município para abertura, licenciamento e fechamento de empresas, com redução no tempo de espera por documentações.
O presidente do Sindmóveis, Vinicius Benini, aponta que é essencial o apoio municipal às empresas e incentivo a novos negócios, diversificando a matriz econômica local. Ao mesmo tempo, a entidade pleiteia uma melhoria dos espaços públicos destinados ao bem-estar da comunidade, com a criação de áreas para lazer e revitalização das áreas de gramado e bosque do Parque de Eventos.
O Sindmóveis também apoia as demandas apresentadas pelo grupo Bento+20 no Masterplan de Bento Gonçalves, que traz propostas para o futuro do município para os próximos 20 anos. “Esse plano aborda setores prioritários e, no que diz respeito a esses encaminhamentos, cabe ao Sindmóveis acompanhar o desenvolvimento do Masterplan e as propostas dos candidatos, assegurando que as promessas de campanha sejam cumpridas”, salienta.
As Eleições Municipais de 2020 vão ocorrer no dia 15 de novembro e Bento Gonçalves tem nove candidatos a prefeito.
Pleitos do setor moveleiro aos candidatos a prefeito em Bento Gonçalves
1- Aditivo ao comodato da prefeitura com a Fundaparque, possibilitando o investimento de recursos municipais em melhorias na infraestrutura interna e externa que são urgentes e estritamente necessárias no momento. Salienta-se que, nesse espaço, ocorrem as duas principais feiras do setor moveleiro no país, Movelsul Brasil e Fimma Brasil, e há décadas grande parte do recurso para manutenção provém das entidades.
2- Investimentos em Inteligência Comercial por parte Secretaria de Desenvolvimento Econômico, amparando os setores produtivos locais com índices, estudos, e panoramas econômicos.
3- Expansão do sistema digital do município para abertura, licenciamento e fechamento de empresas, com redução no tempo de espera por parte das empresas.
4- Expansão da Lei Municipal número 6012, com incentivos a novos negócios e geração de empregos.
5- Incentivo ao desenvolvimento de novas atividades empresariais complementares as já existente, diversificando a matriz econômica do município.
6- Criação de espaços públicos de lazer e revitalização das áreas de gramado e bosque do Parque de Eventos.
7- Redução drástica nos quadros de funcionários da Prefeitura, principalmente nos contratos comissionados.
8- Articulação política do município para obtenção de melhorias nas estradas de acesso a Bento Gonçalves.
Fonte: Sindmóveis Bento Gonçalves
Foto: Augusto Tomasi
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21