Bento Gonçalves recebe de 19 a 23 de outubro, a Semana da Oficina de Trabalho para Orientação dos Serviços de Inspeção e das Agroindústrias participantes do projeto piloto do Ministério da Agricultura de ampliação de mercados de Produtos de Origem Animal para consórcios públicos. As atividades serão realizadas na Fundação Casa das Artes.
O evento foi captado após o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA) ser escolhido para participar do projeto piloto do MAPA. Trata-se de um processo que inclui acompanhamento, formação com orientações técnicas, capacitação dos médicos veterinários dos Serviços de Inspeção Municipal (SIM) e fiscalização de produtos de origem animal, visando a adesão dos consórcios ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).
O SISBI-POA padroniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar. A iniciativa tem por objetivo orientar tecnicamente os consórcios públicos de municípios que buscam desenvolver seus serviços de inspeção. O intuito é ampliar o âmbito de comércio das suas agroindústrias de carnes, leite, pescados, ovos, mel e respectivos derivados.
De acordo com o coordenador do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura, Cristiano Selbach, o município terá o serviço de inspeção equivalente ao do Governo Federal.
Atualmente, o serviço é equivalente a inspeção estadual. Assim, as agroindústrias de produtos de origem animal que hoje podem vender seus produtos no Rio Grande do Sul, com a nova equivalência, passarão a comercializar em todo o Brasil. “O SIM de Bento Gonçalves é referência para todo o Estado e recebemos inúmeras visitas de municípios que buscaram conhecer o trabalho que é realizado na cidade. Participar desse projeto irá potencializar o que já é realizado no município“, destaca.
O CISGA é constituído pelos seguintes municípios: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Garibaldi, Guaporé, Monte Belo do Sul, Nova Bassano, Nova Roma do Sul, Paraí, Pinto Bandeira, Santa Tereza, São Marcos e Veranópolis.
Confira a programação:
19 de outubro- segunda-feira
14h: Reunião inicial
Público: Prefeitos, Secretários de Agricultura, médicos veterinários, auxiliares, representantes das agroindústrias, imprensa, outros interessados.
20 de outubro- terça-feira
8h30min: O papel do Serviço de Inspeção dos Municípios consorciados e a obtenção do reconhecimento da equivalência para adesão ao SISBI-POA.
Público: equipe dos serviços de inspeção dos municípios (médicos veterinários e auxiliares).
14h: O papel das agroindústrias e a importância dos autocontroles para garantia da qualidade dos alimentos com vistas a adesão ao SISBI-POA.
Público: equipes dos serviços de inspeção (médicos veterinários e auxiliares) e equipes das agroindústrias (proprietários, gerentes, manipuladores, etc).
Dias 21 e 22 de outubro
Visitas aos Serviços de Inspeção dos Municípios e às Agroindústrias.
Dia 23 de outubro
8h30min: Reunião de gestão do serviço de inspeção do CISGA sobre o andamento do Plano de Ação.
Público: Prefeitos, Secretários de Agricultura, médicos veterinários, auxiliares e equipe do CISGA.
Informações cisga@cisga.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da prefeitura de Bento
Foto: arquivo Ascom
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor