Em sua XXVIII edição, o Encontro de Jovens Pesquisadores da Universidade de Caxias do Sul ocorre nos dias 7 e 8 de outubro, junto à X Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia. Neste ano, estão inscritos 225 trabalhos de iniciação científica e tecnológica (74 da área de Ciências Humanas e Sociais; 88 de Ciências da Vida; e 63 de Ciências Exatas) produzidos por acadêmicos da UCS e alunos de Ensino Médio. Os premiados serão revelados na tarde de quinta-feira, 8 de outubro.
Realizado anualmente, o evento congrega todos os estudantes envolvidos em atividades de iniciação científica e tecnológica (bolsistas das modalidades BIC/UCS, PIBIC/CNPq, PIBIT/CNPq, PIBIC-EM/CNPq, PROBIC/FAPERGS, PROBIT/FAPERGS e BIT/Inovação, estagiários com incentivo de empresas ou com dedicação voluntária) que, juntamente com seus orientadores, apresentam e discutem com seus pares os resultados das pesquisas que realizam. É um espaço de excelência acadêmica, no qual se manifestam os inúmeros significados intrínsecos à missão da Universidade: a construção de conhecimentos, o processo de ensino-aprendizagem, a troca de saberes e experiências entre a comunidade interna e externa e a formação, pelo acadêmico, de uma visão mais crítica e apurada da sua futura profissão e do seu papel como cidadão ético e responsável.
A proposta, que articula Graduação e Pós-Graduação, com interação entre as diferentes áreas e níveis de conhecimento, é organizada com a participação de pesquisadores e estudantes dos 18 cursos de Mestrado e 11 de Doutorado da UCS.
Destaques
O coordenador de Pesquisa da UCS, professor Matheus Parmegiani Jahn, conta que a programação será realizada de forma completamente remota, a partir das tecnologias digitais. A apresentação oral dos trabalhos se mantém, porém, em salas virtuais, com a presença de alunos, orientadores e avaliadores. Ainda, haverá uma oficina sobre o uso de ferramentas on-line para a produção acadêmica em língua inglesa, e um momento especial para o compartilhamento das trajetórias de sucesso de profissionais, egressos da UCS, que passaram pela iniciação científica e pela Pós-Graduação e hoje atuam no mercado de trabalho, nas mesmas áreas que experienciaram no âmbito da pesquisa.
“O principal destaque deste ano será a exposição dos trabalhos a partir de uma galeria virtual, que poderá ser acessada no site do evento. Além do tradicional pôster, a galeria apresentará uma imagem desenvolvida por cada inscrito, que representa graficamente seu projeto”, explica o coordenador.
Programação
7 de outubro
– 8h às 12h: apresentações orais dos trabalhos nas salas virtuais (os links de acesso serão disponibilizados na programação das Áreas do Conhecimento).
8 de outubro
– 10h às 12h: oficina “Ferramentas on-line para escrita acadêmica em Língua Inglesa”, com a professora Elizabeth Ging, do Programa Fellow. [Acesse para se inscrever].
– 15h30min às 16h30min: mesa redonda “Trajetórias de Sucesso: da Iniciação Científica e Tecnológica até o Mercado de Trabalho”, com Jaíne Webber (FRAS-LE SA), Jucimar Zacaria (FoodChain ID Análises Biotecnologicas) e Samira Dall Agnol (FUTURA – Idiomas). Mediador: professor Matheus Parmegiani Jahn, coordenador de Pesquisa da UCS. [Clique para participar].
– 16h30min às 17h30min: premiação e encerramento oficial do evento, com divulgação e entrega simbólica dos destaques gerais das Áreas do Conhecimento e participação do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UCS, professor Juliano Rodrigues Gimenez, do chefe de gabinete da Reitoria e diretor executivo da Fundação Universidade de Caxias do Sul, professor Gelson Leonardo Rech, entre outros convidados. [Acompanhe].
Fonte: Assessoria de Comunicação UCS
Foto:
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves