Fisioterapia para pacientes acometidos covid-19 segue no município

Fisioterapia no tratamento de doenças respiratórias de crianças e adultos têm o papel de prevenir ou restabelecer alterações nas funções cardio-pulmonares decorrentes de doenças agudas ou crônicas. Ela faz parte de um programa de reabilitação pulmonar, exercícios mundialmente usados, realizado por Fisioterapeutas especializados na área, com objetivo de melhorar a qualidade de vida de pacientes portadores de pneumopatias reduzindo os sintomas de falta de ar, fadiga e acúmulo de secreção pulmonar, melhorando a qualidade de vida, prolongando a sobrevida e reduzindo readimissões hospitalares de pacientes pneumopatas.

Desde o início de setembro com objetivo de reabilitar pacientes acometidos pela Covid-19 e prevenir doenças, a Secretaria da Saúde iniciou a busca ativa dos pacientes para reabilitação cardiopulmonar. O serviço conta com 04 fisioterapeutas especializados, que realizam o atendimento no Complexo Hospitalar de Saúde, no bairro Botafogo.

Conforme o secretário adjunto de Saúde, Gilberto Junior, 89 pacientes foram atendidos, sendo 40 suspeitos da Covid-19, 23 confirmados, além de 18 clínicos. O serviço também abrange 08 pacientes do Programa Melhor em casa. “É uma forma de monitorarmos os pacientes e prevenir doenças associadas. Atuamos tanto na recuperação pulmonar como na dificuldade de locomoção apresentada após longos períodos de internação, e estamos tendo excelentes resultados”, disse.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: SMS

 

error: Conteúdo Protegido