Fisioterapia no tratamento de doenças respiratórias de crianças e adultos têm o papel de prevenir ou restabelecer alterações nas funções cardio-pulmonares decorrentes de doenças agudas ou crônicas. Ela faz parte de um programa de reabilitação pulmonar, exercícios mundialmente usados, realizado por Fisioterapeutas especializados na área, com objetivo de melhorar a qualidade de vida de pacientes portadores de pneumopatias reduzindo os sintomas de falta de ar, fadiga e acúmulo de secreção pulmonar, melhorando a qualidade de vida, prolongando a sobrevida e reduzindo readimissões hospitalares de pacientes pneumopatas.
Desde o início de setembro com objetivo de reabilitar pacientes acometidos pela Covid-19 e prevenir doenças, a Secretaria da Saúde iniciou a busca ativa dos pacientes para reabilitação cardiopulmonar. O serviço conta com 04 fisioterapeutas especializados, que realizam o atendimento no Complexo Hospitalar de Saúde, no bairro Botafogo.
Conforme o secretário adjunto de Saúde, Gilberto Junior, 89 pacientes foram atendidos, sendo 40 suspeitos da Covid-19, 23 confirmados, além de 18 clínicos. O serviço também abrange 08 pacientes do Programa Melhor em casa. “É uma forma de monitorarmos os pacientes e prevenir doenças associadas. Atuamos tanto na recuperação pulmonar como na dificuldade de locomoção apresentada após longos períodos de internação, e estamos tendo excelentes resultados”, disse.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: SMS
Diocese de Caxias do Sul participa do Seminário Regional da Campanha da Fraternidade 2025 em Porto Alegre
Setor Juventude da Diocese de Caxias participa da última reunião do ano do Serviço de Evangelização do Regional Sul 3 da CNBB
Diocese de Caxias do Sul realiza primeira edição do Bazar Solidário Cáritas no dia 16 de novembro