Bento Gonçalves completa 130 anos no dia 11 de outubro. Porém essa história teve início bem antes da data de emancipação política. Estamos falando especificamente da primeira denominação da localidade: “Cruzinha”.
Sobre a denominação, a publicação “Da colônia Dona Isabel ao município de Bento Gonçalves – 1875 a 1930 – História”, de Bernadete Schiavo Caprara e Terciane Angela Luchese, relata que “o local de passagem para a comercialização de produtos entre os campos de Vacaria e Montenegro ou a Capital. De um acontecimento trágico, a morte de um destes transeuntes, foi colocada uma tosca cruz em madeira que passou a denominar o lugar”, ressalta a obra.
Conclui-se, portanto, de que a denominação “cruzinha” teve origem na Cruz encontrada ao largo dos terrenos, então baldios, e que hoje abrange parte da Praça Dr. Walter Galassi, Banrisul e Edifício Adelina Ruga (Unibanco).
Na Administração de João Baptista Pianca, no dia 29 de setembro de 1926, foi transferida para o Largo da Cruzinha que ficava ao lado da Igreja Santo Antônio. Por fim a cruz foi novamente transferida para a frente da Igreja Santo Antônio na administração de Sadi Fagundes (1969 – 1973).
Com objetivo de resgatar a cultura e marcar o ponto de início do Walking tour, passeio turístico pelos principais pontos da Via Del Vino, a Secretaria do Turismo e a Secretaria de Viação e Obras Públicas realizam nas próximas semanas a remoção e recolocação da Cruz no local de origem no Largo. “É um trabalho de remoção do local atual da cruzinha para o local de origem dela, onde anos passados ela estava instalada, conforme dados bibliográficos, e com muito respeito a história. A cruzinha representa o ponto zero de Bento Gonçalves onde a cidade começou, com a colonização passou a ser chamado a cidade de Dona Isabel e posteriormente Bento Gonçalves. Forma simbólica de resgate a cultura e início de um projeto que mostrara essa história”, destaca o Secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto.
Equipes das obras trabalham na preparação do novo local do monumento. Atualmente a localização é em frente a igreja Santo Antônio.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Vinicius Pizzetti
NRF 2025 aponta para humanização da tecnologia e experiências na loja física
Programa Sesc Mesa Brasil distribuiu mais de 3 mil toneladas de alimentos no RS em 2024
Alimentos e bebidas geram maior impacto na inflação de dezembro