A Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa que a partir do dia 1º de outubro, o atendimento do Centro de Combate ao Covid-19 (auditório do Pronto Atendimento Médico – PAM) será em horário diferenciado. De segunda a sexta-feira, o atendimento será das 8h às 20h e nos finais de semana, das 8h às 14h sem fechar ao meio dia. Após este horário, pacientes devem se dirigir ao PAM 24 horas para atendimento.
É importante lembrar que os pacientes com sintomas respiratórios devem buscar atendimento no horário de funcionamento do centro especializado, a fim de evitar a chance de contaminação no local onde circulam pacientes devido a diversas outras causas. Em casos de agravo dos sintomas, com o surgimento de desconforto respiratório, falta de ar, o paciente deve buscar atendimento imediato, seja no Centro de Combate ao Covid ou no PAM.
A mudança no horário deve-se à redução na demanda por atendimentos no local, especialmente nos finais de semana. Nos últimos dias, os atendimentos diários estão sendo de 25 pacientes, sendo que nos sábados e domingos, são cerca de 15 pacientes por dia. Em outros momentos, a média diária chegou a 50 atendimentos.
O Centro de Combate ao Covid-19 é um local determinado para a centralização do atendimento a pacientes com sintomas respiratórios, como tosse, coriza, febre e falta de ar, reduzindo a possibilidade de disseminação do coronavírus nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Como o espaço foi criado com esse propósito, é solicitado às pessoas com sintomas gripais que procurem atendimento no local. Mas, em casos de emergência, pacientes podem buscar atendimento no PAM 24 horas.
A SMS lembra a comunidade de não descuidar das principais medidas de combate ao coronavírus: o distanciamento social, o uso de máscara e a higienização constante das mãos, com água e sabão e álcool em gel. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do Centro de Combate ao Covid-19: (54) 3462 8144.
Fonte: Prefeitura de Garibaldi
Fotos: Ana Biondo
Última semana da mostra artística “Colagens”, de João Genaro, no Museu do Imigrante, em Bento
Prefeitura realiza obras de drenagem na parte superior da Rua Aristides Bertuol, no Eucaliptos, em Bento
Julho começa com centenas de cidades abaixo de zero; veja as mínimas