Pelo quarto ano consecutivo, Embrapa Uva e Vinho e Emater/RS-Ascar irão realizar o Programa de Monitoramento e Alerta da Presença da Mosca-das-Frutas na Serra, por meio do acompanhamento de 32 estações instaladas em oito municípios produtores de pêssego: Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Cotiporã, Farroupilha, Nova Pádua, Pinto Bandeira, São Marcos e Veranópolis. Clique aqui e acesse o Informativo.
A partir desta terça-feira e até o término da safra do pêssego, semanalmente será feito o monitoramento da presença deste inseto, que é a principal praga da fruticultura na região. A partir disto, será elaborado um boletim sobre o tamanho da população de mosca-das-frutas e as recomendações para o manejo e controle da praga.
O boletim gratuito será publicado todas as terças-feiras no site da Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS), e enviados por e-mail e WhatsApp aos inscritos. Clique aqui para fazer sua inscrição e receber as edições semanais.
Ao longo desses quatro anos, permanecem como parceiros do Sistema na Serra Gaúcha as Secretarias de Agricultura dos municípios envolvidos e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves. O Boletim Serra é uma ampliação de um sistema de monitoramento que é feito há dez anos na região de Pelotas, onde são produzidas 95% da fruta destinada à indústria de conservas.
O sistema foi desenvolvido pela Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), em parceria com o setor produtivo e instituições de ensino, pesquisa e extensão. A cultura do pessegueiro na região ocupa cerca de três mil hectares e, além de abastecer o mercado gaúcho, é vendida para o Paraná, São Paulo e região Nordeste.
IDENTIFICADA VÍTIMA FATAL DO ACIDENTE NA BR 285, EM PANAMBI
PF PRENDE EM FLAGRANTE HOMEM POR DUPLO HOMICÍDIO NO TRÂNSITO, EM CANDIOTA
BRIGADA MILITAR PRENDE QUATRO JOVENS COM ARMA DE FOGO E FACAS, EM SÃO MARCOS