Ainda em janeiro a Prefeitura de Bento Gonçalves iniciou as ações de monitoramento ao Coronavírus na cidade. Na época, a doença impactava apenas em outros países, e aqui na Serra já surgiam às primeiras iniciativas no combate ao vírus.
Foi criado o Comitê de Atenção ao Coronavírus que reúne Prefeitura, Hospital Tacchini, Associação Medica de Bento Gonçalves e Unimed. As ações foram sendo intensificadas e seguiram eixos de planejamento, que envolveram a comunicação da população evitando fake news e tratando com transparência todos os fatos; prevenção com as orientações para população com distribuição de material, inclusive com tradução para o crioulo para os imigrantes.
Após reuniões com setores da economia e entidades, no dia 20 de março a Prefeitura publicou o 4º decreto com novas regras do distanciamento social controlado, que suspendeu atividades na indústria, comércio e outros estabelecimentos. Hoje o Município está no 27º decreto para regramento de ações e seguindo o modelo de bandeiras do Distanciamento controlado do Governo Estadual.
O isolamento social foi um fator fundamental para o achatamento da curva epidemiológica e estruturação do sistema de saúde, foram construídos 40 leitos de isolamento com auxilio da comunidade empresarial, CIC-BG, Ascon Vinhedos e voluntários, e 08 leitos de estabilização, as Mini UTIs, no Complexo Hospitalar, junto à UPA. Além disso, os leitos de UTI no Hospital Tacchini foram ampliados de 20 para 50 leitos (hoje são 45, após a retirada de 05 leitos particulares, que retornam caso necessário) sendo 23 SUS.
Também foram alugados 10 respiradores para o Complexo Hospitalar, que se somaram aos 10 já existentes. O aluguel foi renovado até novembro, pois a estrutura precisa estar a disposição caso seja necessário. “Estamos analisando a estabilização de internações, e de casos. Mas, ainda não podemos desmobilizar a estrutura, precisamos que os respiradores estejam a disposição caso seja necessário, isso pode salvar vidas”, destaca o Coordenador médico da Secretaria da Saúde, Marco Antônio Ebert. No total são 75 respiradores.
O Prefeito Guilherme Pasin destacou que “não é momento, muito embora tenhamos traços de avanço significativos de afrouxarmos os cuidados. Precisamos continuar mobilizados para que não tenhamos mais contaminações e os números de internações sigam em queda. Estamos conseguindo cuidados importantes, retornando nossas atividades com cautela e zelo nos processos, com sanitização de ambientes, das mãos e usando máscara. A sensação que estamos vivendo não pode ser confundida com sentimento de vitória. Não podemos voltar a ter aglomerações de forma alguma. Temos que continuar mobilizados com todos cuidados na rotina diária, com prevenção”, disse.
Ações e prevenção com a comunidade
Além disso, são realizadas blitzes orientativas e barreiras sanitárias com aferição de temperatura, distribuição de máscaras e sabão caseiro fabricado na Comunidade Rural Terapêutica (já foram mais de 19 mil fabricados), e ações de sanitização em locais de grande movimento de público.
Na Via Del Vino em parceria com empresas privadas são disponibilizados equipamentos de álcool gel e verificação de temperatura.
Política de macro testagem
Uma das ações do Município foi a testagem ampliada dos pacientes. A medida é inspirada em países que adotaram a testagem e conseguiram ter resultados mais precisos para o controle da covid-19, a exemplo da Coreia do Sul. Atualmente, são testados pacientes que procuram o ambulatório fast track com sintomas gripais e são monitorados pela Central de Atendimento ao Coronavírus.
De acordo com dados do E-SUS já foram realizados 4608 PCRs e 7782 testes rapidos, totalizando 12.390 testes.
Tratamento precoce
2037 kits do tratamento precoce para Covid-19 já foram receitados no Município. A ação é realizada mediante disponibilização de medicamentos indicados de acordo com avaliação médica.
Os medicamentos são administrados no ambulatório fast track, localizado no Complexo Hospitalar de Saúde, no Bairro Botafogo, e no PA Zona Norte. O objetivo é atenuar, em estágios iniciais, as infecções causadas pelo novo coronavírus, mediante autorização do paciente, em casos considerados leves e moderados.
São disponibilizados os kits com ivermectina, zinco, vitaminas C e D, e azitromicina. Além da hidroxicloroquina, disponibilizada somente em casos receitados pelo médico, e com exames específicos para administração do medicamento.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: José Martim Estefanon
Comandante do Corpo de Bombeiros de Bento orienta população sobre possíveis acidentes ligados ao inverno
Última semana da mostra artística “Colagens”, de João Genaro, no Museu do Imigrante, em Bento
Prefeitura realiza obras de drenagem na parte superior da Rua Aristides Bertuol, no Eucaliptos, em Bento