Nesta terça-feira, 1º, o coordenador do Serviço de Inspeção Municipal de Bento Gonçalves e coordenador do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA), Cristiano Selbach da Silva, esteve participando da live “Gestão do Conhecimento Aplicada: Acelerando as agroindústrias para o Mercado de POA”.
O encontro virtual, promovido pela Escola Nacional de Gestão Agropecuária (Enagro) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), abordou o projeto piloto que está sendo desenvolvido com 12 consórcios das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
O CISGA integra a iniciativa que contempla o recebimento de apoio direto da equipe do Mapa para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi). O objetivo é orientar tecnicamente os consórcios municipais que buscam desenvolver seus serviços de inspeção de produtos de origem animal, visando ampliar o âmbito de comércio das suas agroindústrias de carnes, leite, pescados, ovos, mel e respectivos derivados.
Com a seleção, além dos produtos poderem ser comercializados em todo território nacional, os municípios receberão todo o suporte técnico do Ministério da Agricultura para o fortalecimento das agroindústrias e dos Serviços de Inspeções Municipais (SIM’s).
“O projeto é estruturado em três eixos. O primeiro é o apoio à estruturação reforçando a estrutura administrativa dos serviços municipais. O segundo é os técnicos do Serviço de Inspeção Federal do Dipoa passando experiências práticas e aplicáveis aos municípios. E o terceiro é o trabalho de orientação e assessoria para as agroindústrias que estão vinculadas aos municípios que participam dos consórcios”, explicou o auditor fiscal federal agropecuário e gerente do projeto CONSIM, Alexander Dornelles.
O CISGA é composto por 17 municípios – Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Garibaldi, Guaporé, Monte Belo do Sul, Nova Bassano, Nova Roma do Sul, Paraí, Pinto Bandeira, Santa Tereza, São Marcos e Veranópolis – , que abrangem mais de 60 estabelecimentos familiares dedicados à fabricação de produtos de origem animal.
Bento Gonçalves conta com 18 estabelecimentos de origem animal registrados no SIM e quatro no Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF).
“O SISBI é um mecanismo que nós vamos ter para que esses estabelecimentos que buscam excelência e tenham um produto de qualidade consigam vender em outros mercados. Esse suporte vem para qualificar o serviço que já é prestado nos municípios. Estamos bem felizes em participar desse projeto piloto. Hoje já temos 26 interessados em aderir ao sistema”, ressaltou Selbach.
A live também contou com a participação da coordenadora de Gestão do Conhecimento da Enagro, Veruska da Silva Costa, e foi mediada pela coordenadora-Geral da Enagro, Luciana Barbosa.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Reprodução
Governo acena com nova medida provisória para socorro a agricultores gaúchos
BRIGADA MILITAR E POLÍCIA CIVIL PRENDEM UM HOMEM POR TRÁFICO DE DROGAS EM PARAÍ
MOTOCICLISTA FICA FERIDA EM ACIDENTE DE TRÂNSITO NO SÃO ROQUE, EM BENTO GONÇALVES