Ao participar, em Brasília, na Confederação Nacional da Indústria (CNI), do webinar Indústria em Debate: Infraestrutura & Retomada da Economia, nessa quinta-feira (3), o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Porcello Petry, solicitou ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, a conclusão da duplicação da BR-116, facilitando o acesso ao Porto de Rio Grande, e a ampliação da BR-448, em 17 quilômetros, até Portão.
“O Ministério da Infraestrutura vem fazendo uma coisa muito importante, terminar as obras que já estavam iniciadas. É o caso, no Rio Grande do Sul, da BR-116, obra de 2012 e ainda não concluída”, reforçou o presidente da FIERGS. O ministro lembrou que já foram entregues pelo atual governo 92 quilômetros da BR-116 e prometeu a conclusão dos 211 quilômetros, entre Guaíba e Pelotas, até o final de 2021. O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, também participou do webinar, assim como o economista Cláudio Frischtak.
Gilberto Porcello Petry afirmou que, no momento, é fundamental concluir os projetos em execução antes do início de novos, como é também o caso da ponte sobre o Guaíba, que deve ser entregue em dois meses, no início de novembro. “O Brasil hoje tem 212 milhões de habitantes, precisamos de mais casas, mais pontes, mais hospitais, mais empregos, e tudo isso vem sendo considerado pelo governo”, disse.
Robson Braga de Andrade defendeu a geração de empregos no País a partir da atração de novos investimentos privados, principalmente na área da infraestrutura. “Temos um déficit de infraestrutura de décadas”, ressaltou, sugerindo um investimento entre 4% e 5% do PIB brasileiro para o setor.
A opinião de Andrade foi reforçada pelo ministro Freitas, para quem o grande desafio do governo é o de aumentar a produtividade com redução da desigualdade, uma dificuldade adicional, segundo ele, no cenário de restrição fiscal que se impõe. Por isso, o objetivo é o da “transferência maciça de ativos para a iniciativa privada”, desonerando o Estado. “A linha liberal é a que impera dentro do governo”, observou.
Fonte e foto: FIERGS
IDENTIFICADA VÍTIMA FATAL DO ACIDENTE NA BR 285, EM PANAMBI
PF PRENDE EM FLAGRANTE HOMEM POR DUPLO HOMICÍDIO NO TRÂNSITO, EM CANDIOTA
BRIGADA MILITAR PRENDE QUATRO JOVENS COM ARMA DE FOGO E FACAS, EM SÃO MARCOS