A AGERGS – Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul – apresentou sua decisão em sessão pública online realizada nesta tarde de terça-feira (1º/09), que tratou do expediente de recurso apresentado pela RGE Sul Distribuidora de Energia ao Auto de Infração nº 002/2020, emitido em decorrência de fiscalização realizada na Distribuidora para verificação de qualidade de fornecimento e energia elétrica, com base nos indicadores de continuidade dos conjuntos de unidades consumidoras.
Em nota técnica da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica -, de novembro de 2019, foi contatado que a RGE Sul vinha descumprindo do indicador DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora – indica o número de horas em média que um consumidor fica sem energia elétrica durante um período, geralmente mensal), desde 2014 até agosto de 2019, o que exigiu fiscalização da AGERGS através da equipe técnica da Gerência de Energia (GPE).
Após a análise da manifestação da RGE Sul, a equipe técnica da Agergs, decidiu pela lavratura do Auto de Infração aplicando a penalidade de multa no valor de R$ 40. 164.063,48, correspondente a 0,495% do faturamento da concessionária, nos últimos 12 meses.
Após a manifestação por parte da empresa distribuidora, a GPE analisou recurso, refutando os argumentos, exceto o relacionado à condicionante abrangência de cálculo da penalidade, que foi reduzida de 75% para 68,2% em decorrência de revisão da metodologia de cálculo, ficando em R$ 36.522.521,63 correspondente a 0,450% do faturamento da concessionária. O Conselho Superior manteve a decisão. A RGE Sul tem o prazo de 10 dias a partir do recebimento da notificação, podendo efetuar o pagamento ou ainda apresentar recurso à ANEEL. A sessão pública em breve estará disponível na AGERGS TV, canal no YouTube.
Fonte: AGERGS
Evento alusivo a Semana Nacional de Trânsito vai reunir mais de 900 pessoas em caminhada no bairro São Roque
Identificado casal que morreu em grave acidente no trevo São José, em Carlos Barbosa
Encontro da Mulher Empreendedora conecta negócios, tecnologia e futuro