Data celebrada no dia 15 de setembro é oportunidade de fortalecimento de relacionamentos, geração de negócios e aproximação com os consumidores que valorizaram o comércio local
A data é uma excelente oportunidade para investir no estreitamento das relações com aquele que é o protagonista de qualquer negócio: o cliente. Para o comércio, especialmente, o dia 15 de setembro funciona com mote para prospectar, também, boas vendas. Isso porque o varejo aproveita a ocasião para lançar promoções e criar atrativos adicionais capazes de atrair a atenção – e o desejo de compra – dos consumidores.
Em um ano marcado por dificuldades para o comércio – duramente afetado pelas restrições impostas pelo modelo de Distanciamento Controlado, frente à pandemia – o Dia do Cliente ganha destaque extra como alternativa para movimentar um mês carente de datas comemorativas, normalmente indutoras de vendas. “O consumidor está se acostumando com a inserção desse momento no calendário de compras. A partir de um movimento cada vez mais forte por parte dos lojistas, na oferta de campanhas e promoções, o Dia do Cliente tende a se consolidar com importante aliado do comércio”, considera o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves, Marcos Carbone.
Para que isso de fato ocorra, é preciso planejamento – ou seja, criar um escopo de atrativos reais que efetivamente motivem o consumidor às compras. Veja algumas dicas que a CDL-BG selecionou para ajudar os lojistas a extraírem o máximo aproveitamento dessa oportunidade de fazer bons negócios:
Confira ações que podem fazer a diferença no Dia do Cliente
– Planeje ações com antecedência: por ser uma data relativamente nova no calendário, é importante lançar promoções e descontos pré-pronto na semana que antecede a data. Como ela não envolve o ato de presentear (como o Dia das Mães ou o Natal, por exemplo), é importante que as pessoas tenham tempo para programar as compras.
– Ofereça promoções e liquidações em maior escala: em lojas que possuam site de e-commerce, é possível dar essa pitada de grandiosidade à campanha no próprio portal. Caso o estabelecimento não possua esse recurso, vale aplicar a técnica nas redes sociais. Se aumentar as porcentagens de descontos, chegando aos 20% ou 30%, os clientes verão mais vantagens e entenderão que a loja realmente quer agradá-los. A ideia a ser transmitida aqui deve ser de comprometimento com o cliente.
– Invista em tele-entrega: outro ponto que faz o consumidor se sentir realmente importante no Dia do Cliente é oferecer frete ou entrega – ainda mais se for grátis.
– Empodere o cliente: uma ótima maneira de trabalhar essa valorização é deixando que ele próprio decida qual produto deve ter desconto. Faça enquetes nas redes sociais e estimule a opinião do público. Além de aumentar o engajamento, melhorar o relacionamento e ter mais oportunidades de fidelização, é possível entender da forma mais eficaz quais são os produtos que realmente valem a pena ter desconto.
– Crie ações de marketing digital: aproveite sua base de e-mails e lista de contatos de clientes que já compram da sua marca para se comunicar de forma mais direta, agradecendo pela parceria de sempre e mostrando a preocupação em tê-lo sempre por perto.
– Use conteúdo nas redes sociais para engajar: o Dia do Cliente é uma boa oportunidade para usar o conteúdo de forma que os clientes se sintam queridos pela empresa. Por isso, na comunicação durante a época, procure ressaltar a importância do cliente, se aproximar usando uma linguagem mais informal com as pessoas e criar posts que promovam a interação com o público. Aqui, o ponto essencial é humanizar.
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