O Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves, entidade promotora da maior feira multisetorial do Brasil, a ExpoBento, comunicou aos patrocinadores e expositores nesta quarta-feira, 2 de setembro, a transferência da 30ª edição para o período de 3 a 13 de junho de 2021.
A feira, que ocorreria de 5 a 14 de junho de 2020, juntamente com a 17ª Fenavinho, já havia sido adiada, em virtude da pandemia do coronavírus, para 8 a 18 de outubro. Esta é a primeira vez na história de 30 anos que a feira não ocorre num ano.
Conforme a entidade promotora, inúmeras foram as análises de cenário realizadas pela diretoria envolvida na organização da feira desde o início do ano – sempre buscando a conciliação responsável e equilibrada entre o bem-estar e segurança dos expositores, equipes de trabalho, prestadores de serviço e, claro, visitantes – e os interesses econômicos e de geração de negócios pelos quais a ExpoBento é conhecida.
No comunicado, o CIC reitera os diversos fatores que apontaram para uma realidade diferente do previsto, destacando que “ainda não é possível promover um evento da envergadura da ExpoBento, com seus 450 expositores e mais de 250 mil visitantes, com plenas condições de segurança – e arriscar em questões que envolvem a preservação da saúde não é uma opção”.
Da mesma forma, os envolvidos entenderam que realizar uma feira repleta de restrições comprometeria os resultados entregues ao expositor – que contam com o fluxo intenso de visitantes para alavancar vendas e fazer negócios. Os expositores foram consultados pela organização, sendo que 90% indicou a preferência pela não realização do evento em 2020.
Confira na íntegra o comunicado emitido pelo CIC/BG:
EXPOBENTO TRANSFERE 30ª EDIÇÃO PARA 2021
Programação ocorrerá de 03 a 13 de junho do próximo ano, de forma conjunta a 17ª Fenavinho
Pela primeira vez em sua história – que coleciona continuadas passagens de sucesso desde 1990 – a ExpoBento
precisou tomar a difícil resolução de transferir a data de realização de uma edição. Essa decisão ocorre em um ano
extremamente atípico, marcado pela incidência da pandemia da Covid-19, que alterou de forma significativa
planejamentos e comportamentos em âmbito mundial.
Inúmeras foram as análises de cenário realizadas pela diretoria envolvida na organização da feira desde o início
do ano – sempre buscando a conciliação responsável e equilibrada entre o bem-estar e segurança dos expositores,
equipes de trabalho, prestadores de serviço e, claro, visitantes – e os interesses econômicos e de geração de negócios pelos quais a ExpoBento é conhecida. A 30ª edição, inicialmente prevista para ocorrer de 05 a 14 de junho, foi transferida para o período de 08 a 18 de outubro – na expectativa de encontrar, então, condições favoráveis para sua realização.
Porém, diversos fatores apontaram para uma realidade diferente do previsto. Ainda não é possível promover um
evento da envergadura da ExpoBento, com seus 450 expositores e mais de 250 mil visitantes, com plenas condições de segurança – e arriscar em questões que envolvem a preservação da saúde não é uma opção. Da mesma forma, entendeuse que realizar uma feira repleta de restrições comprometeria os resultados entregues ao expositor – que contam com o fluxo intenso de visitantes da ExpoBento para alavancar vendas e fazer negócios. Prova disso é que, em recente consulta feita pela organização às empresas participantes, mais de 90% indicou a preferência pela não realização do evento em 2020, sob as atuais circunstâncias.
Assim, em um exercício de responsabilidade social, respeito coletivo e empatia, o Centro da Indústria, Comércio
e Serviços de Bento Gonçalves, entidade promotora da ExpoBento, optou por transferir a 30ª edição da feira para 2021.
Sua realização está confirmada para ocorrer de 03 a 13 de junho do próximo ano, no Parque de Eventos de Bento
Gonçalves, de forma conjunta com a 17ª Festa Nacional do Vinho (Vila Típica).
Até lá, a diretoria da 30ª ExpoBento e o comitê da 17ª Fenavinho estudam a promoção de projetos paralelos,
com atividades ainda ao longo desse ano – como é o caso da arena E-Sports, competição de games eletrônicos, cuja realização em formato digital está confirmada para o mês de outubro. Em breve, outras ações também serão anunciadas.
Aos patrocinadores que depositam nos produtos do CIC-BG a confiança de associar suas marcas, e aos
expositores que acreditam e sustentam o trabalho realizado pela ExpoBento e Fenavinho, antecipam-se agradecimentos pela compreensão diante da decisão tomada – que, acredita-se, tenha sido a mais positiva para todos. Esperamos continuar contando com seu apoio e participação na 30ª edição da feira e 17ª da festa – agora agendadas para 2021.
Central de Jornalismo da Rádio Difusora
Foto: Divulgação/Augusto Tomasi/Vagão Filmes/Arquivo
Leonardo Lamachia é reeleito presidente da OAB/RS
Prefeitura de Bento realiza mutirão para limpeza de pichações
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras