Ação segue durante o mês de setembro como eco da 64ª Festa de São Roque e São Gotardo
A chegada da imagem de São Roque ao Hospital Tacchini, na manhã deste sábado, 29 de agosto, deu início à campanha de doação de sangue promovida pela Paróquia São Roque de Bento Gonçalves. Um grupo de doadores se deslocou para o Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs). A ação é um gesto concreto da 64ª Festa de São Roque e São Gotardo, celebrada em agosto de 2020, com o lema: “Batizados e enviados para promover a dignidade humana na defesa do bem comum”.
O grupo de doadores recebeu a bênção do padre Valdir Thums, que acompanhou os festeiros e a imagem. O pelo superintendente executivo do Hospital Tacchini, Hilton Mâncio, que agradeceu o gesto de generosidade da Paróquia de mobilizar a comunidade para a doação de sangue, uma vez que devido a pandemia do novo coronavírus o estoque dos hemocentros consideravelmente.
Logo após, a imagem peregrina de São Roque, padroeiro contra as epidemias e pestes, foi levada para a recepção do hospital, onde permanecerá até o próximo sábado, dia 05 de setembro. Padre Valdir coordenou a oração e a bênção à unidade de saúde.
A campanha de doação de sangue promovida pela Paróquia São Roque, em parceria com o Hospital Tacchini e com a prefeitura municipal, por meio da Secretaria da Saúde, segue durante o mês de setembro. A iniciativa consiste em organizar doadores voluntários que serão deslocados para Caxias do Sul. O transporte será gratuito e o cadastro deve realizado por meio de um formulário que está no link (bit.ly/SRoqueDoacaodeSangue) ou diretamente no Centro Paroquial São Roque e Nossa Senhora do Rosário, pelo fone (54) 3452-1574. Ao se cadastrar, a pessoa fornece nome, RG, CPF e número de telefone. Deverá também escolher o dia que fará a doação, entre as datas disponíveis.
O deslocamento para Caxias do Sul acontece no início da manhã ou no início da tarde, junto ao Hospital Tacchini. As datas já confirmadas para a campanha são: 03, 18 e 24 de setembro, a tarde e 04 de setembro, pela manhã.
Quem pode doar:
Pessoas entre 18 e 69 anos (16 anos podem doar com autorização dos pais); pesar mais de 50kg; não ter doado sangue a menos de 60 dias (homens) e 90 dias (mulheres); não ter feito piercing, acupuntura ou tatuagem a menos de 12 meses. Alguns cuidados importantes que o doador precisa tomar: Não estar gripado ou ter tido febre nos últimos 7 dias; não ter diabetes, cardiopatia e nem ter contraído hepatite após os 11 anos de idade. Caso tenha tomado vacina contra gripe, deve-se aguardar 48h; as demais vacinas com bactérias/vírus vivos, por exemplo sarampo e febre amarela, deve-se aguardar 4 semanas.
A 64ª Festa de São Roque e São Gotardo, foi organizada pela equipe paroquial, composta pelos padres Daniel D’Agnoluzzo Zatti, Miguel Mosena e Valdir Thums, e pela comissão de casais festeiros: Adelar e Roseli Possamai; Felipe e Cristiane Frare; Lari e Marisa Casagrande; Sidomar e Elisabeth Mazutti; Valdinei Erthal e Solange Araldi. Com patrocínio de Gesso Casagrande, Mercado Grepar, Telhados Krugel, Sicredi e Fruteira São Roque, além entre outras empresas e pessoas físicas.
Divulgada lista dos aprovados no Vestibular de Medicina da UCS
EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz: festividade marca os dez anos da instituição
Autora bento-gonçalvense conquista o best seller enaltecendo histórias da Serra Gaúcha