A Secretaria da Educação (Seduc), por meio do Departamento de Tecnologia da Informação, recupera e conserta netbooks que pertencem à Rede Estadual de Ensino. A iniciativa visa melhorar a infraestrutura tecnológica das escolas e distribuir os equipamentos para que estudantes e professores possam utilizá-los no período de aulas remotas.
Realizada diretamente pelos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE) das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CRE), a atividade também orienta, por meio de um tutorial, sobre procedimentos técnicos a serem adotados para atualização do sistema.
Coordenadora do Departamento de Tecnologia da Informação da Seduc, Magda Motta explica que, até o momento, mais de 5 mil netbooks foram recuperados e entregues para alunos e professores.
“Solicitamos aos gestores escolares que procurem os NTE da sua região para obter mais informações. Esta grande ação da Seduc vai aprimorar os equipamentos tecnológicos já existentes, reativar os que necessitavam de reparos e torná-los úteis neste momento de pandemia”, destaca Magda.
O NTE da 28ª CRE, de Gravataí, já alcançou a marca de 400 netbooks recuperados. O técnico de informática Fabio Bizarro Jacobsen conta que, em virtude da pandemia, foi feita uma formação com os professores para que pudessem realizar as atualizações.
“No início, fazíamos todo o serviço. Depois, com a pandemia, realizamos uma formação para orientar gestores e educadores. Com uma linguagem simples, elaborada no tutorial da Seduc, todos receberam as informações necessárias”, explica.
Em Cachoeira do Sul, na 24ª CRE, o NTE já concluiu 100% dos reparos e atualizações nos 435 netbooks existentes nas escolas da região. O assessor pedagógico Maruí Samuel Friederich relata que todos os computadores receberam pacotes de robótica e eletrônica com as configurações prontas para serem utilizadas.
“Os diretores trouxeram os equipamentos na CRE e todas as atualizações necessárias foram realizadas, inclusive com a instalação softwares educacionais na área da tecnologia. Nós já concluímos a nossa etapa e os netbooks estão prontos para uso”, ressalta.
A Seduc iniciou, em junho, o processo de implantação das aulas remotas na Rede Estadual de Ensino. A iniciativa compõe o modelo híbrido, que compreende as aulas presenciais, sem data de retorno.
A ação, que segue ao longo do ano letivo de 2020, proporciona, por meio do Google Classroom, a criação de 37 mil turmas espelhadas e cerca de 500 mil ambientes virtuais divididos por componentes curriculares. O projeto ainda oferece internet patrocinada para alunos e professores.
Os NTE são ambientes computacionais com equipe interdisciplinar de professores qualificados para promover formação contínua aos professores. Também assessoram escolas da rede pública no uso pedagógico dos recursos de Tecnologia Digital de Comunicação e Informação (TDIC).
Pela demanda de formação de professores, gestores e servidores, os NTE estão vinculados aos Setores Pedagógicos das 30 CRE. Atendem, prioritariamente, professores e equipes diretivas das escolas da rede pública estadual de educação, promovendo ações de formação pedagógica para uso, incentivo e inserção das TDIC nas práticas pedagógicas.
Fonte e foto: Palácio Piratini
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor