Ação faze eco ao lema da 64ª Festa de São Roque e São Gotardo, que chamou atenção à valorização da dignidade humana, na defesa do bem comum
A Paróquia São Roque de Bento Gonçalves, como gesto concreto da 64ª Festa de São Roque e São Gotardo, celebrada em agosto de 2020, com o lema: “Batizados e enviados para promover a dignidade humana na defesa do bem comum”, realiza uma campanha de doação de sangue. Isso porque, devido a pandemia do novo coronavírus o estoque dos bancos de sangue diminuiu consideravelmente.
A iniciativa consiste em organizar doadores voluntários que serão deslocados para Caxias do Sul. O transporte será gratuito, oferecido pela prefeitura e cadastro deve realizado por meio de um formulário que está no link (bit.ly/SRoqueDoacaodeSangue) ou diretamente no Centro Paroquial São Roque e Nossa Senhora do Rosário, pelo fone (54) 3452-1574. Ao se cadastrar, a pessoa fornece nome, RG, CPF e número de telefone. Deverá também escolher o dia que fará a doação, entre as datas disponíveis.
O deslocamento para Caxias do Sul acontece no início da manhã ou no início da tarde, junto ao Hospital Tacchini. As datas já confirmadas para a campanha são: 29 de agosto (sábado), pela manhã e 03, 18 e 24 de setembro a tarde.
De acordo com o pároco, padre Daniel D’Agnoluzzo Zatti, a iniciativa surgiu a partir de outra ação solidária, que arrecadou mais de 13 toneladas de alimentos nos dias da 64ª Festa. “O lema que escolhemos, junto com os casais festeiros para a Festa de São Roque e São Gotardo é inspirador. Somos batizados e enviados para promover a dignidade humana e, quanta gente está precisando de alimento, de cuidado, de saúde e mesmo de sangue. Por isso, estamos dando belos passos para viver a fé e fortalecermos a caridade, no cuidado com a vida que é dom e compromisso”, pontua.
Quem pode doar: pessoas entre 18 e 69 anos (16 anos podem doar com autorização dos pais); pesar mais de 50kg; não ter doado sangue a menos de 60 dias (homens) e 90 dias (mulheres); não ter feito piercing, acupuntura ou tatuagem a menos de 12 meses. Alguns cuidados importantes que o doador precisa tomar: Não estar gripado ou ter tido febre nos últimos 7 dias; não ter diabetes, cardiopatia e nem ter contraído hepatite após os 11 anos de idade. Caso tenha tomado vacina contra gripe, deve-se aguardar 48h; as demais vacinas com bactérias/vírus vivos, por exemplo sarampo e febre amarela, deve-se aguardar 4 semanas.
A campanha de doação de sangue é realizada pela Paróquia São Roque, em parceria com o Hospital Tacchini e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Saúde.
Já 64ª Festa de São Roque e São Gotardo, foi organizada pela equipe paroquial, composta pelos padres Daniel D’Agnoluzzo Zatti, Miguel Mosena e Valdir Thums, e pela comissão de casais festeiros: Adelar e Roseli Possamai; Felipe e Cristiane Frare; Lari e Marisa Casagrande; Sidomar e Elisabeth Mazutti; Valdinei Erthal e Solange Araldi. Com patrocínio de Gesso Casagrande, Mercado Grepar, Telhados Krugel, Sicredi e Fruteira São Roque, além entre outras empresas e pessoas físicas.
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves