Nesta teça-feira, 25, é comemorado o dia do feirante, profissional que trabalha com produtos da agricultura, levando os alimentos até nossas mesas. A criação da data se deu em virtude da realização da primeira feira livre do Brasil, no ano de 1914, na cidade de São Paulo.
Em Bento Gonçalves, a Feira Livre do Produtor Rural ocorre na área central desde 1977 e na Cidade Alta desde 2000. Participam da comercialização, 57 famílias com seus produtos, estimulando a agricultura familiar nos distritos de Tuiuty, São Pedro e Faria Lemos. Também participam produtores de Pinto Bandeira, Monte Belo do Sul, Santa Tereza e Roca Sales.
Devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o formato da feira precisou ser modificado, de forma a garantir a segurança de todos, mas também auxiliar os agricultores no escoamento da produção.
Na área central, um novo modelo de distanciamento e medidas preventivas de disseminação ao Covid-19 foram adotadas. O distanciamento entre as bancas foi ampliado e os produtores estão sendo distribuídos nas ruas Barão do Rio Branco, Travessa Maceió, Félix da Cunha e Marechal Floriano. Além disso, as bancas estão sendo dispostas em apenas um lado da pista das ruas definidas para a comercialização, proporcionando um espaçamento maior para a circulação das pessoas.
Demais cuidados são o isolamento das bancas – mantendo o distanciamento de 1,5 metros entre feirante e consumidor -, disponibilização de álcool gel para os clientes e uso obrigatório de máscaras. O manuseio dos produtos pelos consumidores também não é permitido.
O secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Dorval Brandelli destaca que a feira é essencial para o desenvolvimento do interior. “É um espaço tradicional, que também precisou se adaptar ao momento. Com as medidas de prevenção, conseguimos com que os agricultores tenham como vender seus produtos e o consumidor possa comprar seu produto com qualidade, garantindo a segurança de todos”, disse.
Desde o início da pandemia, a Feira do Produtor Rural na área central ocorre aos sábados, no período da tarde, até as 16h. Já na Cidade Alta (Travessa Pelotas), a comercialização ocorre às terças-feiras, a partir das 13h30.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Fotos: Divulgação
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves