Dia do feirante: Feira do Produtor Rural valoriza agricultura local em Bento

Nesta teça-feira, 25, é comemorado o dia do feirante, profissional que trabalha com produtos da agricultura, levando os alimentos até nossas mesas. A criação da data se deu em virtude da realização da primeira feira livre do Brasil, no ano de 1914, na cidade de São Paulo.

Em Bento Gonçalves, a Feira Livre do Produtor Rural ocorre na área central desde 1977 e na Cidade Alta desde 2000. Participam da comercialização, 57 famílias com seus produtos, estimulando a agricultura familiar nos distritos de Tuiuty, São Pedro e Faria Lemos. Também participam produtores de Pinto Bandeira, Monte Belo do Sul, Santa Tereza e Roca Sales.

Devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o formato da feira precisou ser modificado, de forma a garantir a segurança de todos, mas também auxiliar os agricultores no escoamento da produção.

Na área central, um novo modelo de distanciamento e medidas preventivas de disseminação ao Covid-19 foram adotadas. O distanciamento entre as bancas foi ampliado e os produtores estão sendo distribuídos nas ruas Barão do Rio Branco, Travessa Maceió, Félix da Cunha e Marechal Floriano. Além disso, as bancas estão sendo dispostas em apenas um lado da pista das ruas definidas para a comercialização, proporcionando um espaçamento maior para a circulação das pessoas.

Demais cuidados são o isolamento das bancas – mantendo o distanciamento de 1,5 metros entre feirante e consumidor -, disponibilização de álcool gel para os clientes e uso obrigatório de máscaras. O manuseio dos produtos pelos consumidores também não é permitido.

O secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Dorval Brandelli destaca que a feira é essencial para o desenvolvimento do interior. “É um espaço tradicional, que também precisou se adaptar ao momento. Com as medidas de prevenção, conseguimos com que os agricultores tenham como vender seus produtos e o consumidor possa comprar seu produto com qualidade, garantindo a segurança de todos”, disse.

Desde o início da pandemia, a Feira do Produtor Rural na área central ocorre aos sábados, no período da tarde, até as 16h. Já na Cidade Alta (Travessa Pelotas), a comercialização ocorre às terças-feiras, a partir das 13h30.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

Fotos: Divulgação

error: Conteúdo Protegido