Pouco mais de 70 dias de uma entrevista realizada com o promotor da Infância e da Juventude de Bento Gonçalves, Élcio Resmini Meneses, com a pauta volta às aulas, o assunto motivou uma nova conversa nas últimas horas. O motivo foi um novo debate que teve início pelo Governo do Estado com a Famurs (Federação das Associações dos Municípios do RS) e Associações de Municípios onde o Piratini sugeriu um novo calendário gradual de retorno com início em 31 de agosto primeiro para o Ensino Infantil (público e privado).
Desde então, as reações são diversas com posicionamentos contrários e favoráveis a uma evolução da proposta. No entendimento do promotor a saúde deve estar sempre em primeiro lugar e a posição do MP é de cumprir a legislação. Contudo, de forma particular, deixou claro sua preocupação com qualquer antecipação de cenário em meio a incertezas.
Assista a entrevista abaixo:
Curiosamente, nesta quinta-feira, 13, o governador Eduardo Leite recuou e afirmou que “não arriscaremos um retorno precipitado”.
O presidente da Famurs e prefeito de Taquari, Maneco Hassen, também manifestou que o tema é delicado e precisa ser amplamente debatido, se comprometendo em realizar uma pesquisa com todos os municípios gaúchos.
Os presidentes das associações regionais também demonstraram preocupações com o cumprimento dos protocolos sanitários, retorno das aulas pela educação infantil, atendimento eficaz do transporte escolar, a impossibilidade de contratar professores caso seja necessário e demais questões legais.
Ficou definido que as 27 associações regionais irão avaliar a proposta e enviarão suas posições à Famurs, que unirá em proposta única, para ser novamente debatido com o Estado. Também há previsão de uma reunião com o MP e TCE para tratar do tema.
Sugestão de cronograma para retorno às aulas:
31/8 – Ensino Infantil (público e privado)
14/9 – Ensino Superior (público e privado)
21/9 – Ensino Médio e Técnico (público e privado)
28/9 – Ensino Fundamental – anos finais (público e privado)
8/10 – Ensino Fundamental – anos iniciais (público e privado)
Fonte: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor