A Defesa Civil do Estado, por meio do Sistema de Comando de Incidentes, segue acompanhando todas as etapas e ações necessárias para abertura das adufas na barragem Passo do Meio, em São Francisco de Paula. Entre os dias 8 e 11 de agosto, a empresa realizou detonações controladas para abertura de duas adufas (comportas) laterais para redução no nível de água da barragem.
De acordo com o Coordenador Regional de Defesa Civil, tenente-coronel Sandro Carlos Gonçalves da Silva, “a partir desta quarta-feira (12) estão encerradas as ações de varredura e prontidão das equipes de segurança pública na zona de impacto direto (ZID) da barragem em onze municípios”.
As varreduras foram realizadas nas áreas ribeirinhas ao longo do rio das Antas, com objetivo garantir a segurança da população durante as detonações. A operação início na madrugada de sábado (8) e mobilizou cerca de 100 militares integrantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar e a Brigada Militar.
Os proprietários das edificações ainda devem seguir as orientações, evitando a ocupação, visitação ou permanência durante os próximos dias como modo preventivo e garantindo sua segurança. A equipe de assistência social da empresa permanece acompanhando os moradores removidos de suas residências, prestando todo auxílio e atendimento necessário.
O processo de abertura das comportas laterais vai reduzir significativamente o volume de água da barragem e os risco de inundação para posterior manutenção das duas percolações identificadas.
Fonte: Defesa Civil RS
Foto: Camila dos Santos / Defesa Civil RS
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor