De forma a incentivar o desenvolvimento do interior e proporcionar o crescimento dos produtores rurais, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura (SMDA) desenvolve inúmeros projetos, obras e ações.
No âmbito da agricultura familiar, Bento Gonçalves é reconhecida como o município que possui o maior número de agroindústrias do estado do Rio Grande do Sul. Atualmente, são 36 empresas cadastradas no Selo Sabor de Bento, e, 33 inclusas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF) do Rio Grande do Sul.
Em 2013, o Programa Municipal de Agroindústria Familiar (PMAF) foi instituído por meio da Lei Municipal nº 5.553, com o intuito de apoiar os pequenos empreendimentos rurais pelo processo de legalização e atividades de incentivo e divulgação. No mesmo ano, foi realizada a criação do Selo Sabor de Bento, com o intuito de gerar identificação da comunidade, agregar valor aos produtos e estimular o consumo, por meio da certificação de qualidade.
Outra ação é a promoção de qualificações para os agricultores. Criado em 2013, o Programa Municipal de Qualificação e Desenvolvimento do Meio Rural já oportunizou 128 cursos, que beneficiaram mais de 1.500 pessoas, abrangendo as áreas de gastronomia, informática, floricultura, nutrição, entre outras.
Mais uma forma de apoio aos produtores rurais é o Programa de Máquinas terceirizadas, que objetiva disponibilizar aos agricultores o maquinário para realização de serviços nas propriedades, visando melhorar as condições de produção e escoamento da produção. Desde o início de sua implantação foram prestados 2.196 serviços, sendo investidos R$ 1,7 milhões de subsídios pela Prefeitura.
Em uma parceria entre as secretarias de Educação e Agricultura, o Projeto Olhar Atento – Ciências para a Vida tem o objetivo de incentivar as crianças a consumir alimentos saudáveis oriundos da produção primária e conhecer sua origem na agricultura familiar do município. Devido à pandemia, as atividades presenciais estão temporariamente suspensas.
Além disso, cerca de 90% dos alimentos que compõem o cardápio das escolas são oriundos da agricultura familiar. Com a suspensão das aulas, estão sendo distribuídos kits com os produtos para os alunos da rede municipal de ensino em situação de vulnerabilidade social.
Além da manutenção das redes de água existentes, em uma ação conjunta entre SMDA, Corsan e comunidade, foram ampliadas 25 redes de água, beneficiando 360 famílias do interior.
“Temos um leque de programas e ações que visam fomentar o interior de Bento Gonçalves e os nossos agricultores. Tudo que é realizado só é possível graças ao empenho e esforço conjunto da nossa equipe e do apoio das entidades e secretarias parceiras”, destaca o secretário da pasta, Dorval Brandelli.
Outra iniciativa desenvolvida em uma parceria da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES) e da SMDA é o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que consiste na aquisição de produtos de agricultores familiares para repasse às entidades cadastradas no Conselho de Assistência Social e serviços socioassistenciais, que servem refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Entre 2018 e 2019 foram beneficiados 43 agricultores, sendo investidos cerca de R$ 250mil.
Maquinário renovado
Foram adquiridas sete retroescavadeiras, uma motoniveladora e uma roçadeira hidráulica articulada. Outros equipamentos estão em processo licitatório.
Obras de pavimentação basáltica e asfáltica
Confira algumas das obras concluídas ou que estão em andamento realizadas pela Prefeitura ou parceria com a comunidade: Rua Michele Carraro, Estrada de ligação para Cotiporã, Estrada Joaquim Cantelli, Estrada 40 da Graciema (Santo Alexandre), Estrada Santa Lucia – trecho A e B, Rua José Lanfredi, Estrada Praça Faria Lemos, Pavimentação da Eulália Baixa trecho A e B, Rua Baggio Lunelli, Rua Maria Ozelame Longhi, Estrada que vai para o 40 da Graciema, Estrada Linha Ferri, Estrada Dionísio de Costa, Rua Mario Salton, Estrada São Miguel, Estrada do Sabor, Joaquim Toniollo e Via dos Imigrantes trecho A e B.
Feiras municipais
A Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura também incentiva a geração de renda por meio da promoção de feiras. São elas: do Produtor Rural, Ecológica, de Produtos Coloniais, do Peixe e das Flores. Além disso, disponibiliza o espaço da Casa do Vinho e do Centro de Comercialização de Produtos Artesanais, na Via Del Vino, para comercialização de produtos da agroindústria familiar.
Projeto de Valorização dos Vinhos Coloniais
Coordenado pela Emater-Rs/ Ascar em parceria com a SMDA, o projeto visa qualificar e valorizar a produção da matéria-prima e a elaboração dos vinhos coloniais produzidas no interior do Município. Atualmente há quatro agroindústrias do vinho colonial legalizadas e mais oito em processo de regularização.
Serviço de Inspeção Municipal
O SIM, setor vinculado à SMDA, é o órgão fiscalizador dos estabelecimentos que se dedicam ao abate, industrialização e/ou comércio desse tipo de produto, e tem suas ações executadas pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA).
O SIM de Bento Gonçalves é referência para todo o Estado. O número de estabelecimentos registrados apresenta uma crescente, passando de 5 em 2017, para 18 em 2020.
Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Laura Kirchhof
Varejo gaúcho mantém ritmo de forte avanço em setembro
Parceria entre alunos do Colégio Sagrado e Secretaria do Meio Ambiente lança Projeto Bombas Verdes em Bento
Encontro de formação da Campanha da Fraternidade 2025 reúne mais de 160 pessoas em Caxias do Sul