A Semana Mundial do Aleitamento Materno encerra nesta sexta-feira, 7, com a divulgação da Madrinha da Amamentação de Bento Gonçalves 2020, que devido à pandemia ocorreu de forma virtual. O anúncio ocorreu em live na página do Facebook da Prefeitura de Bento Gonçalves.
Ao todo, 56 mães participaram da seleção. O título foi concebido a participante a qual a foto recebeu o maior número de reações na página do Facebook da Prefeitura, ressaltando que não foi contabilizado o número de reações em compartilhamentos. Dessa forma, a Madrinha da Amamentação 2020 é Pâmela Zeppi Guarnieri, mãe da Betina de 4 meses.
“É com muita alegria que estamos aqui hoje para anunciar a Madrinha da Amamentação 2020, que neste ano está diferente, está online. As vantagens da amamentação, tanto para a mãe, tanto para o bebê, são inúmeras. Então, você mãe, que enviou sua foto, que está amamentando, você é uma grande parceira nessa nossa luta em prol do aleitamento materno”, ressaltou a coordenadora do Numesc-BG, Núbia Beche Lopes.
A vencedora será agraciada com um book contendo dez fotos, medindo 15cm X 21cm cada, mais a mídia digital. Para esse book, a ganhadora fará um ensaio fotográfico com maquiagem inclusa. Os agraciamentos serão proporcionados pela empresa Fotos Pavan.
“A importância desse trabalho e desse incentivo contínuo que é realizando durante todo o ano, não somente no mês de agosto, que é realizado nas unidades de saúde, em especial pelo GRAM e pelo Centro Materno Infantil. Temos toda uma rede estruturada para receber as gestantes durante o pré-natal para prepará-las para o aleitamento materno. A amamentação não apenas tem seus benefícios que são cientificamente comprovados, que auxilia no desenvolvimento neurológico e intelectual das crianças, mas do laço de afeto, é um momento especial e único”, salientou a primeira-dama Chyntia Pasin.
A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GRAM) e do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (NUMESC), em parceria com a Coordenadoria dos Direitos da Mulher e com o Gabinete da Primeira-dama.
“Este programa visa reafirmar a qualidade nutricional e dos benefícios para o desenvolvimento da criança, deste que é o mais rico dos alimentos, que é o leite materno. Muita gente trata isso com muitos preconceitos e isso não pode acontecer. Nossa campanha busca trabalhar em vários pilares para reforçar a importância desse ato de amor. Parabenizo a todas as mamães e seus filhos que participaram desse momento de enobrecimento da vida e engrandecimento de laços. Vocês são grandes exemplos para incentivar e mostrar que é ago lindo, saudável e necessário”, destacou o prefeito Guilherme Pasin.
A Semana Mundial da Amamentação comemorada em Bento Gonçalves desse ano tem como tema “Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável” e busca aumentar a prevalência do Aleitamento Materno Exclusivo e Complementado; divulgar a importância da amamentação, através da Linguagem Visual “Fotografias de mães amamentando”; promover reflexões sobre a amamentação no cotidiano; promover a conscientização do direito da mulher de amamentar em público; e estimular a amamentação.
Agosto dourado
O Agosto Dourado surgiu de forma a conscientizar sobre a necessidade da amamentação exclusiva até os 6 meses de idade. Assim, as ações de saúde neste mês se voltam para a importância desse alimento para o desenvolvimento sadio de bebês e crianças.
No Brasil, a Semana de Aleitamento Materno é comemorada desde 1999 com a coordenação do Ministério da Saúde. Em 2017, foi sancionada a Lei nº 13.435, que institui o mês de agosto como o Mês do Aleitamento Materno.
A cor dourada simboliza que o leite materno é considerado um alimento de qualidade ouro para bebês e crianças.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Divulgação
IDENTIFICADA VÍTIMA FATAL DO ACIDENTE NA BR 285, EM PANAMBI
PF PRENDE EM FLAGRANTE HOMEM POR DUPLO HOMICÍDIO NO TRÂNSITO, EM CANDIOTA
BRIGADA MILITAR PRENDE QUATRO JOVENS COM ARMA DE FOGO E FACAS, EM SÃO MARCOS