Em reunião virtual, Estado sinaliza alterar decreto permitindo cogestão dos municípios

Após uma reunião virtual entre o governador Eduardo Leite, presidente da Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste) e prefeito de Cotiporã, José Carlos Breda, demais prefeitos da região e membros da Famurs (Federação das Associações dos Municípios do RS), ficou definido que o Palácio Piratini deverá confirmar alteração no Decreto Estadual permitindo a cogestão de protocolos no enfrentamento da pandemia do Covid-19.

Conforme comunicado da Assessoria de Imprensa da Amesne e vídeo divulgado com a participação do prefeito Breda, o Modelo de Distanciamento Controlado poderá ser gerido pelos municípios com protocolos intermediários em caso de bandeiras vermelha ou até preta.

O site do Governo do Estado destaca que a proposta prevê, inicialmente, que o modelo de Distanciamento Controlado siga rodando, classificando o risco epidemiológico de cada região. A partir da classificação, as associações regionais, de maneira unânime entre os prefeitos das respectivas regiões Covid, poderiam propor alterações locais aos protocolos.

Uma pesquisa realizada pela Famurs revela o pensamento dos prefeitos e prefeitas do RS sobre o modelo de distanciamento controlado do governo do Estado. Foram consultados 396 prefeitos dos 497 gestores do RS.  A consulta aos prefeitos foi feita até o começo da noite desta segunda-feira (03.08). O presidente da Famurs e prefeito de Taquari, Maneco Hassen, apresentou os detalhes da pesquisa na manhã desta terça-feira (04.08) em videoconferência com o governador Eduardo Leite e os presidentes das 27 Associações Regionais.

Conforme dados revelados pela pesquisa, 56,06% dos prefeitos gaúchos concordam com o plano, mas pensam que poderia melhorar. Para 33,08% dos prefeitos consultados, o modelo pode continuar como está. Já a rejeição ficou em 10,86%.

Confira no link ao lado a pesquisa completa –> Pesquisa-Modelo Distanciamento FAMURS FINAL

 

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações do Governo do Estado, da Assessoria de Imprensa da Amesne e da Famurs

error: Conteúdo Protegido