A Central de Atendimento ao Coronavírus já realizou cerca de 3.728 atendimentos sobre a doença desde a instalação em março. O serviço é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação Médica e do setor de Vigilância em Saúde. O acompanhamento é feito com ligações diárias para os quadros mais graves da doença, e a cada dois dias para os casos mais leves. Atualmente 642 pessoas são monitoradas. Todos os casos passam pelo ambulatório fast track, localizado junto ao Complexo Hospitalar de Saúde, no Botafogo.
De acordo com Rafael Vieira, da Vigilância em Saúde “todos que entram em contato conosco, acusando sintomas, recebem acompanhamento nos dias subsequentes, via telefone, para monitoramento de sua saúde. A Central de Atendimento, juntamente com a Atenção Básica, realiza a busca ativa de pacientes que acessaram os serviços de saúde do município em função de sintomas respiratórios. Tudo para garantir a manutenção da saúde de nossa população, sem expô-la na rua de forma desnecessária”, destaca.
A partir de maio com a ampliação do serviço de testagem no Município as pessoas monitoradas, que se enquadram no protocolo passaram a ser testadas, com objetivo de ampliar o controle da disseminação do vírus. Neste período 738 pessoas, que se enquadravam no protocolo, com a suspeita da doença foram testadas.
Conforme o Coordenador Médico, Marco Antônio Ebert há um protocolo para testagens, que deve ser cumprido. “Não é só chegar na barraca e ser testado. No caso do teste rápido cumprimos a janela epidemiológica de 10 dias para que tenhamos um resultado preciso, mas esse paciente já estará em isolamento e cumprindo o tratamento oferecido. Se os sintomas forem graves é feito PCR para resultado mais rápido e internação hospitalar. Mas, isso determinado pelo médico”, disse.
Os testes são aplicados em grupos acima de 50 anos, profissionais das forças de segurança, idosos de instituições geriátricas, pessoas que apresentaram sintomas e se enquadram no protocolo, e para familiares de confirmados.
Já foram aplicados 8200 testes rápidos e PCRS pela Rede Municipal de Saúde e particular. Atualmente 2159 pessoas foram confirmadas com a Covid-19, 1820 já estão curadas, 71 óbitos foram registrados.
O horário de atendimento da Central do Coronavírus é de segunda à sexta das 8h às 18h30 sem fechar ao meio dia. Os telefones da Central são (54) 3055-7017/ 3055-7029. Também é disponibilizado email para tirar dúvidas covid@bentogoncalves.rs.gov.br.
Importante saber
-Ao identificar sintomas da covid-19, como dor de garganta, perda do paladar, febre e tosse, os moradores devem procurar o ambulatório de campanha para atendimento fast track, localizado junto ao Complexo Hospitalar no bairro Botafogo.
– Testagem é realizada nos pacientes sintomáticos, ou familiares de confirmados conforme protocolo.
– Tratamento precoce é administrado pelo médico e oferecido na hora da consulta. Já foram distribuídos mais de 300 kits.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: José Martim Estefanon
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