O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) iniciou ainda no mês de maio a coleta de plasma convalescente de pessoas recuperadas da Covid-19 para auxiliar no tratamento de pacientes graves da doença. Esse procedimento consiste na transfusão do plasma — a parte líquida do sangue — de um paciente curado para um indivíduo infectado. 88 pessoas já realizaram a doação do plasma.
Segundo informou à época a médica infectologista e diretora das Vigilâncias em Saúde, Andréa Dal Bó, uma pessoa se recupera de um vírus ao desenvolver anticorpos contra ele. “O que pretendemos com essa terapia é retirar o plasma com esses anticorpos e aplicá-lo em quem está doente”, explica.
Ainda segunda a médica, estudos apontam que o plasma convalescente pode diminuir a mortalidade em pacientes críticos, diminui a carga viral e apresenta melhora clínica, com a diminuição do tempo de ventilação mecânica e, consequentemente, de internação na UTI.
A seleção dos doadores de plasma passa por avaliação rigorosa. Neste momento, as pessoas que podem doar são homens, de no mínimo 18 e no máximo 60 anos, que foram infectadas pelo coronavírus, tiveram Covid-19 confirmada por meio do teste PCR, estão há mais de 28 dias recuperados, sem sintomas da doença e não apresentam outras doenças infecciosas.
O Hemocs faz a triagem e coleta dos interessados e as destina aos hospitais que tiverem protocolo de estudo para uso.
As doações precisam ser agendadas pelos telefones (54) 3290-4543 e (54) 3290-4580 ou por meio do whatsapp (54) 984188487.
O Hemocs atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min e aos sábados das 8h até 12h, na rua Ernesto Alves,2260, ao lado da UPA Central.
Rio Grande do Sul registra mais de 73 mil novos postos formais de trabalho em 2025
“Novo evento meteorológico mostrou que estamos mais preparados”, afirma Leite
IGP-RS lidera ranking nacional de análise balística de armas e projéteis