Nesta terça-feira, 28, a Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES) realizou a entrega simbólica dos certificados para os concluintes do curso de Língua Crioula Básica. Promovida pelo Núcleo de Ação Social (NAS), a capacitação formou 31 servidores municipais.
Disponibilizado por meio de aulas remotas para funcionários das áreas da saúde, educação e assistência social, o curso foi ministrado pelos professores haitianos voluntários Joel, Enselot Joachin, Youselie Saint German, Moïse Herve Emmanuel Lafleur e Mackenson Jean Pierre.
“Em uma política pública afirmativa, o NAS organizou turmas remotas para aulas de comunicação básica do dialeto, de forma a diminuir as dificuldades de comunicação entre a comunidade haitiana e os profissionais que lhe atendem”, destaca a coordenadora do NAS, Lisiane Pires.
O curso teve dois meses de duração, sendo ministrado de duas a três vezes por semana de acordo com a turma. A ideia é que a ação seja ampliada para outros públicos posteriormente.
A médica da Estratégia Saúde da Família (ESF) Conceição, Jéssica Maria Gonçalves Dias Cionek, relata sua experiência. “A importância da capacitação é diminuir as barreiras de comunicação entre a população imigrante e a população de Bento Gonçalves, de forma a aproximar essas duas parcelas. Minha experiência foi excelente, apesar de termos feito a distância em razão do Coronavírus, o professor Enselot foi muito disposto e paciencioso. Aprendemos a noção básica e já na minha rotina eu consegui aplicar, principalmente porque na unidade de saúde que eu trabalho tem muitos pacientes do Haiti”, ressalta.
A enfermeira da ESF Progresso II, Angélica Barbieri, também ressalta a importância da capacitação. “Percebi a necessidade de me comunicar melhor com a população haitiana, pois muitos ainda não compreendem ou falam português. Fiz o curso com o professor Enselot e gostei muito. Aprendi muitas coisas básicas como saudações, verbos no presente, passado e futuro, numerais, dias da semana, meses do ano, montar frases corretamente, entre outros. Acredito que este curso foi fundamental para melhorar a comunicação no meu trabalho, só tenho a agradecer a todos os envolvidos”, declara.
Representando os concluintes da formação, receberam a certificação: a auxiliar administrativo da UPA 24h, Mirtes Maria Lazzarotto, a vice-diretora da EMI Espaço dos Sonhos, Silvia Lisboa Sonza, a enfermeira Rosenilda Corrêa Imperatori, do Programa Melhor em Casa da Secretaria de Saúde, e a coordenadora do Numesc-BG, Nubia Beche Lopes.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Fotos: Divulgação/SEDES
Rio Grande do Sul apresenta melhora histórica nos indicadores de crimes no campo com ações na área da segurança
Serasa disponibiliza mais de 10 milhões de dívidas para negociação com 99% de desconto
Dia da Independência do Brasil – 7 de Setembro